(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Cuidados com a boca faz oda diferença para a boa saúde
Cuidados com a boca faz oda diferença para a boa saúde

BEM-ESTAR

Conheça os seis principais fatores que causam sangramento na gengiva

Se ao escovar os dentes ou passar o fio dental você notar que a gengiva começou a sangrar, saiba que isso não é normal e o ideal é procurar um dentista o quanto antes. São diversos os fatores que contribuem para o problema e quando este quadro ocorre, é um sinal de que há algo errado com o organismo ou que sua saúde bucal não está recebendo os devidos cuidados. Por isso, o dentista e fundador da Odontocompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, Dr.Paulo Zahr, vai explicar os seis principais fatores que podem levar a essa ocorrência.

 

Gengivite – Trata-se da causa mais comum de sangramento nas gengivas. A doença se desenvolve por falta de higiene bucal e, além de provocar sangramento, apresenta vermelhidão, inchaço nos tecidos e até mesmo dores. Quando o paciente apresenta este quadro, os tecidos sangram apenas na hora de escovar os dentes e ao passar o fio dental. A boa notícia é que o problema é fácil de ser resolvido e uma boa higiene já é o suficiente. No entanto, vale ressaltar que quando há acúmulo de tártaro, o dentista deve ser consultado.

 

Periodontite – A periodontite é uma doença infecciosa e grave, que atinge tecidos e ossos que dão suporte aos dentes. Nesse caso, o sangramento ocorre mesmo que o paciente não esteja escovando os dentes ou usando o fio dental. A patologia é a evolução da gengivite que não foi tratada corretamente. Quando a doença avança, ela destrói os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes, causando perda dentária. Além disso, se as bactérias presentes na infecção caírem na corrente sanguínea, o paciente desenvolve outras enfermidades, como problemas cardíacos.

 

Diabetes – É comum que pacientes diabéticos apresentem sangramentos nas gengivas, pois sofrem com a falta de coagulação no sangue, o que faz a gengiva sangrar. Por isso, é importante ter cuidado na hora da higiene bucal e usar apenas escovas de cerdas macias.

Força excessiva na hora da escovação – Há pessoas que pensam que para limpar os dentes é necessário colocar força na hora da escovação, mas esse hábito não só corrói o esmalte dentário como machuca os tecidos e causa sangramentos. Movimentos leves são suficientes para promover uma boa limpeza na boca, pois elas não causam traumas nos tecidos.

 

Deficiência de vitamina K – A vitamina K tem um papel fundamental para a coagulação sanguínea. Logo, sua falta no organismo pode ter associação com o sangramento nos tecidos gengivais. Por isso, é importante manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes para a saúde do corpo.

 

Uso de medicamentos – Alguns medicamentos diminuem a produção de saliva e, consequentemente, deixam as gengivas mais enfraquecidas. Esse fator contribui com a proliferação de bactérias, que favorecem o sangramento. Então, se você faz uso de algum remédio e notou o problema, converse com seu médico.

Vale lembrar que, caso qualquer sinal não seja tratado, a doença pode evoluir e trazer consequências para o sorriso e para a saúde. As recomendações são cuidar  bem da higiene bucal e consultar o dentista regularmente.

 

Sobre a OdontoCompany – A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 1.300 unidades espalhadas em todos os estados brasileiros. Há 30 anos no mercado e 10 no franchising, a rede recebeu no final de 2019 significante investimento da L Catterton, a maior gestora americana de private equity voltada para negócios de consumo do mundo e também integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.

Compartilhe: