Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2023 identificou que o câncer é a doença urológica mais temida pelos homens no país. O problema foi indicado por 58% dos entrevistados, ficando à frente até mesmo da impotência sexual, citada por 37% daqueles que responderam ao questionário.
A condição que desperta temor no público masculino realmente precisa de atenção redobrada. Isso porque, bem como outros tipos de cânceres, a doença proporciona maior chance de sucesso no tratamento quando diagnosticada precocemente. É o que enfatiza o médico urologista Cleyton Tokarski, de Paranavaí. “Procurar um urologista ao primeiro sinal de alerta pode ser o diferencial entre um tratamento simples e uma condição avançada”.
Tipos de câncer – Conforme explica o especialista, o câncer urológico é caracterizado por um conjunto de doenças que afetam o sistema urinário e os órgãos reprodutivos masculinos. Conheça todos os tipos:
– Câncer de bexiga:
Um dos mais comuns entre os cânceres urológicos, o câncer de bexiga representa um risco elevado, já que pode ser silencioso no início da manifestação. Entre os sintomas está o aparecimento de sangue na urina, sinal que pode ser confundido com infecção urinária. Também são características forte vontade de urinar mesmo quando a bexiga está vazia, ato de urinar com mais frequência e com interrupções e dor.
– Câncer dos rins:
Figurando na lista dos 10 tipos de câncer mais comuns, a condição que atinge os rins, quando diagnosticada precocemente, pode ter afetado apenas esse órgão. Contudo, quando não detectado a tempo, o câncer pode se espalhar para outros órgãos próximos e até para o restante do corpo.
– Câncer nos testículos:
Citado como a principal causa de câncer entre homens de 15 a 34 anos, o câncer testicular geralmente se apresenta na fase inicial como um nódulo em um dos testículos. Normalmente não gera dor, mas pode causar inchaço.
– Câncer de próstata:
Mais conhecido pela população, este tipo de câncer afeta esse órgão masculino que fica localizado entre o reto e a bexiga. Segundo o especialista, uma característica da doença é que ela cresce lentamente, o que eleva as chances de sucesso no tratamento quando há diagnóstico precoce.
– Câncer de pênis:
Ao se apresentar no corpo de um homem, o câncer de pênis pode causar alterações no órgão e gerar dor, erupção ou inchaço sob o prepúcio, alteração de coloração e nódulos na virilha.
– Câncer de uretra:
Menos frequente entre os tipos de câncer que afetam o sistema urológico, a condição pode passar despercebida. Necessita atenção a qualquer sinal de sangramento, nódulos na virilha ou pênis, e alterações no fluxo urinário.
Sua saúde em primeiro lugar – É consenso entre especialistas da área que a visita regular a um médico urologista e a realização de exames periódicos pode ser determinante para a detecção precoce de um câncer e tratamento eficiente. De acordo com o Centro Brasileiro de Urologia, as consultas regulares são importantes até mesmo na ausência de sintomas.
Cleyton Tokarski também destaca que o acompanhamento é ainda mais indispensável entre homens com histórico familiar de câncer ou que apresentem sintomas urinários persistentes. “O acompanhamento médico com profissionais experientes é a melhor forma de garantir a saúde do trato urinário e reprodutor, além de permitir a detecção precoce de qualquer alteração suspeita”, afirma.
SERVIÇO
Endereço: Rua Marechal Cândido Rondon, 1345, próximo à Praça da Xícara, no Centro de Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (44) 9 9956-2281
Instagram: @drcleytontokarski