(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SEGURANÇA

Conseg comemora 39 anos com destaque para a atuação junto à comunidade

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Em 16 de maio de 1984 era criado o Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí (Conseg), fruto do anseio da sociedade civil de participar ativamente e somar forças com os órgãos de segurança pública que atuavam na cidade. Na noite de terça-feira (16), representantes de diferentes entidades, empresários e moradores foram convidados para comemorar os 39 anos do Conseg.

Ao longo desses quase 40 anos, o Conselho tem intercedido pelo bem da comunidade local junto aos governos municipal, estadual e federal. Também fez doações de recursos físicos, humanos e financeiros a fim de melhorar a estrutura dos diferentes órgãos de segurança pública. Os conselheiros entendem que assumir essas tarefas demonstra preocupação com a defesa social.

A proposta fica evidente nas palavras do presidente Renato Kennedy: “Consegue ajudar as entidades através das doações, cada um ajuda conforme sua possibilidade”. Ele lembrou que o trabalho é voluntário, e mesmo sem remuneração “fazemos com alegria, porque sabemos que é em prol da comunidade”.

Em nome dos ex-presidentes, Edmar Lima Cordeiro fez questão de falar sobre o viés altruísta dos conselheiros e dos empresários. “Uns dando carro inteiro, outros dando a metade de um carro, outros dando 150 cruzeiros… Assim começamos esse trabalho que edifica, consolida e dá razão à existência do Conselho.”

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Paranavaí, tenente-coronel Edvaldo Isidoro Pereira, afirmou que o Conseg sempre se preocupou com os problemas apresentados pela PM, seja a falta de efetivo, seja a falta de viaturas, seja a defasagem de equipamentos. Aproveitou a oportunidade para falar da chegada de 51 policiais militares que atuarão em 22 municípios, garantindo que todos tenham policiamento exclusivo a partir de setembro.

Para o delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, o Conselho Comunitário de Segurança tem papel preponderante na humanização do atendimento prestado pela Polícia Civil. “O Conseg é um braço das forças de segurança dentro da comunidade.”

O comandante do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Jardel Pereira dos Santos, ressaltou o papel do Conselho na formação de 24 soldados, dos quais 19 permanecerão na área de abrangência do 9º SGBI: 10 serão deslocados até Loanda para a abertura de um quartel que atenderá toda a microrregião.

A promotora de Justiça Márcia Felizardo Rocha de Pauli parabenizou o Conseg pela atuação em Paranavaí e destacou que representa a participação da comunidade na implantação de políticas públicas de segurança. “É um espaço importante da democracia participativa.”

O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) apontou o papel do Conselho como promotor da união entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal, que depois de muito tempo trabalhando separadamente agora agem em parceria. “A ação de bastidores e o trabalho político são muito importantes.”

De acordo com o perito criminal Evandro Luiz Lustre, chefe da Polícia Científica de Paranavaí, enfatizou: “O apoio do Conseg foi fundamental para implementar este serviço que é a perícia criminal”.

Por sua vez, o delegado da Receita Federal de Maringá, Marcos Wanderley de Souza, lembrou que a parceria com o Conseg permite a realização de bazares beneficentes, com a venda de mercadorias apreendidas, e os recursos financeiros arrecadados são aplicados em projetos que fortalecem o sistema de segurança pública. “Pretendemos continuar cada vez mais fortes.”

Homenagem – A noite de celebração também teve homenagem a Anito Rodrigues, integrante do Conseg desde o início, em 1984. O Título de Gratidão pelos anos de dedicação foi recebido com emoção, por poder ver crescer a semente lançada há 39 anos.

O experiente conselheiro lembrou que apesar de sempre participar das reuniões, somente em 2008 assumiu a presidência. Contou que sente ciúme do Conseg, por isso conversa com cada voluntário e busca entender os propósitos – o intuito é saber se o grupo estará em boas mãos.

O homenageado aproveitou a oportunidade para convidar a comunidade a participar das reuniões, sempre na terceira quarta-feira do mês, das 18h30 às 19h30, na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aicap). “Deem alguns minutos para o Conseg. É apenas uma hora por mês.”

Compartilhe: