REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Mais precisão e agilidade em buscas terrestres e aquáticas e facilidade para dimensionar incêndios ambientais. Os novos drones do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Paranavaí (9º SGBI) ajudarão a aprimorar os trabalhos em toda a Região Noroeste, proporcionando mais segurança à comunidade.
É o que afirma o comandante do 9º SGBI, major Jardel Pereira dos Santos, que recebeu os equipamentos das mãos do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí (Conseg), Renato Kennedy, na última terça-feira (19).
Os drones contam com câmeras de alta resolução, o que confere nitidez às imagens. Em um caso de afogamento, por exemplo, seria possível enxergar o fundo do rio sem que fosse necessário mergulhar.
Em uma área florestal em chamas, a equipe conseguiria identificar os pontos mais críticos e intensificar a atuação. Se um bombeiro estivesse cercado pelas chamas, os drones ajudariam a indicar o melhor caminho para sair da área de incêndio.
De acordo com o major Jardel Pereira dos Santos, o 9º SGBI reúne pessoas capacitadas para controlar os drones e fazer as devidas captações de imagens.
Até agora, algumas situações requeriam o deslocamento de helicópteros à Região Noroeste, partindo de Londrina, mas nem sempre havia aeronaves suficientes para atender toda a demanda do estado. “Os drones conseguem fazer o mesmo trabalho, exceto os resgates”, pontuou o comandante do 9º SGBI.
Major Jardel elogiou a atuação do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí e destacou que tem contribuído constantemente em prol das forças de segurança pública da região.
Na semana passada o Conseg repassou três aparelhos de escâner para a 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí. No começo do mês, entregou 11 computadores, cinco notebooks e três estabilizadores de energia elétrica para o 8º Batalhão de Polícia Militar.
Na foto que ilustra esta matéria, feita terça-feira, estão, nesta ordem, Antonio Marcos Boeing, chefe da Polícia Científica; Anito Rodrigues, integrante do Conseg; major Jardel Pereira dos Santos, comandante do 9º SGBI; Renato Kennedy, presidente do Conseg; e Cláudio Miguel de Souza, vice-presidente do Conseg.
Os equipamentos entregues ao Corpo de Bombeiros foram doados ao Conselho pela Receita Federal.