O município de Paranavaí, após aprovação da Câmara de Vereadores, sancionou a lei 5.061/2021 que permite a reestruturação do conselho de usuários do transporte coletivo urbano da cidade. A iniciativa visa fortalecer a participação popular em um dos assuntos mais delicados do município: o transporte coletivo.
Com a participação popular, novas medidas serão discutidas, garante o prefeito em exercício, Pedro Baraldi. “Queremos reorganizar o conselho para que tenhamos a participação das pessoas que utilizam do transporte e poderão nos dar dicas e informações importantes. Nossa intenção é melhorar o serviço prestado pelo município, ainda mais tendo em vista que no próximo ano haverá uma nova licitação para o transporte coletivo”.
O conselho será formado por um representante e um suplente das seguintes entidades: Conselho do Idoso, Associação da Pessoa com Deficiência, Fórum das entidades de Paranavaí, empresas privadas que possuam contratos de permissão ou concessão de exploração do transporte coletivo na cidade (metropolitano), vilas rurais, distritos, secretarias de Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Educação, Câmara de Vereadores e Procon.
“Enviaremos os ofícios para cada entidade indicar um titular e um suplente para compor o conselho. Os indicados serão confirmados representantes e formarão o conselho de usuários”, afirmou Baraldi.
O conselho de usuários do transporte coletivo urbano terá reuniões a cada seis meses, e extraordinariamente quando convocado pelo seu coordenador ou por 1/3 de seus membros quando houver alguma deliberação. O coordenador será escolhido pelos representantes e participantes do conselho, assim que formado.
(Assessoria Prefeitura)