(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SOCIEDADE CIVIL

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem novos representantes

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), divulgou nesta quarta-feira (23) a lista com os novos representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) que irão compor o colegiado no biênio 2022/2024.

São 12 entidades eleitas, de diversas regiões do Paraná. O Coede habilitou 184 instituições como votantes e a eleição contemplou organizações que atuam nas áreas de deficiência física, deficiência auditiva e surdez, deficiência intelectual, deficiência visual e cego, transtorno do espectro autista e múltipla deficiência.

“A participação popular, em todas as instâncias deliberativas, é muito importante para o exercício pleno da cidadania. E o conselho é uma oportunidade de juntos, representantes da sociedade civil e governo, avançarem cada vez mais em prol dos direitos das pessoas com deficiência”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O Coede é um órgão consultivo, deliberativo, fiscalizador e articulador das políticas públicas, que tem como objetivo principal assegurar os direitos da pessoa com deficiência. Compete ao Conselho acompanhar o planejamento e a execução das políticas públicas, programas setoriais e a implementação da política nacional para integração desse público.

O chefe do Departamento de Políticas para Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes, destacou o apoio para a construção de políticas públicas e garantia dos direitos das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

“A atual gestão do Estado incentiva a participação das entidades civis no Conselho. Por meio dele, a sociedade civil exerce sua cidadania”, disse. “Os novos representantes agregarão positivamente ao trabalho desenvolvido pelo Coede”.

Confira as organizações da sociedade civil eleitas – para o biênio 2022/2024:

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Matinhos – Área de atuação: Deficiência Física; Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (ADEFIAP) – Área de atuação: Deficiência Física; Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI) – Área de atuação: Deficiência Auditiva e Surdez;  Associação Medianeirense de Surdos (AMESFI) – Área de atuação: Deficiência Auditiva e Surdez;

Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAES) – Área de atuação: Deficiência Intelectual; Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) – Área de atuação: Deficiência Intelectual; Instituto Paranaense de Cego (IPC) – Área de atuação: Deficiência visual e cego; Associação dos Deficientes Físicos e Visuais de Francisco Beltrão (ADFV) – Área de atuação: Deficiência visual e cego; Centro Ocupacional de Londrina (COL) – Área de atuação: Transtorno do Espectro Autista; Associação Mantenedora do Ensino Alternativo (AMENA) – Área de atuação: Transtorno do Espectro Autista; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel – Área de atuação: Múltipla Deficiência; Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE) – Área de atuação: Múltipla Deficiência.

Compartilhe: