Objetivo é apontar as principais demandas da região ao governo federal em busca de investimentos que permitam a execução de projetos de desenvolvimento sustentável
REINALDO SILVA
Da Redação
Integrantes do conselho gestor do Polo de Agricultura Irrigada do Noroeste do Paraná deverão se reunir na próxima semana para definir a lista das principais demandas da região. As situações elencadas serão enviadas ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que avaliará as possibilidades de investimentos a fim de fortalecer o agronegócio a partir de práticas sustentáveis.
Essa é mais uma etapa dentro do processo de reconhecimento oficial do polo, uma solicitação apresentada ao governo federal em fevereiro deste ano pela Associação dos Produtores Irrigantes do Paraná (Apip).

Foto: Divulgação
Na semana passada, uma equipe do MIDR esteve em Paranavaí e promoveu orientações a produtores rurais, profissionais técnicos, pesquisadores e representantes de cooperativas e entidades de classe.
A oficina foi oportunidade para discutir as potencialidades do Noroeste por meio da irrigação e identificar situações que requerem intervenção. Os participantes destacaram pelo menos 45 problemas, dos quais cinco serão apontados como prioritários.
O coordenador do conselho gestor, Demerval Silvestre, informou que após o envio dos documentos ao MIDR, a expectativa é que a portaria formalizando o polo de agricultura irrigada seja publicada em até 30 dias.

Foto: Ivan Fuquini
Visitas técnicas – Ainda na semana passada, um dia após a oficina, a equipe do ministério visitou propriedades do Noroeste do Paraná que utilizam técnicas de irrigação. O grupo esteve em áreas de cultivo de laranja, milho e arroz nos municípios de Guairaçá, Guaporema e Planaltina do Paraná.
“Saíram com boa impressão”, disse Silvestre, referindo-se a Rose Pondé, coordenadora-geral de Instrumentos da Política Nacional de Irrigação; Antônio Leite, diretor-substituto do Departamento de Irrigação; e Frederico Cintra Belém coordenador de Informações e Acompanhamento de Polos e Projetos de Irrigação.
Confirmadas as pretensões, o Noroeste do Paraná terá o primeiro polo de agricultura irrigada do Paraná. Já são 17 em todo o Brasil.