(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

OBRAS FUTURAS

Construção do Centro Cívico está prevista para 2024, informa Prefeitura de Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

As obras do Centro Cívico de Paranavaí devem começar em 2024. O prazo está previsto na resposta do Poder Executivo ao Requerimento 58/2023, de autoria da vereadora Aparecida Gonçalves.

Professora Cida, como é conhecida, apresentou uma série de questionamentos sobre o andamento do projeto, por exemplo, “qual é o status das obras?”, “existe um cronograma estabelecido para a conclusão das obras?” e “quais são os potenciais benefícios e impactos positivos esperados com a conclusão do Novo Centro Cívico para a comunidade de Paranavaí?”.

O ofício encaminhado à vereadora explica que ainda não há obras em andamento e que os projetos do novo Paço Municipal e do Centro de Eventos Culturais estão em fase de estudos técnicos e elaboração. Para cada obra haverá um processo licitatório que definirá a empresa ou o consórcio de empresas responsável pela construção dos edifícios.

O complexo também abrigará a Delegacia Cidadã, o Ministério Público, o Fórum da Comarca, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara de Vereadores.

De acordo com a prefeitura, “a concentração dos poderes é a forma pela qual a administração pública busca melhorar e dar agilidade ao atendimento à comunidade, proporcionando acesso às diversas esferas (Executivo, Legislativo e Judiciário), sem a necessidade de se realizar grandes deslocamentos”.

O terreno escolhido para as futuras obras fica no Jardim Oásis e tem 40 mil metros quadrados de extensão, com possibilidade de incorporar 20 mil metros quadrados.

Finanças – A princípio, diz a resposta enviada à Professora Cida, “não haverá implicações danosas em desfavor do erário”. Entende-se por erário o conjunto de recursos financeiros públicos.

Sobre os valores, consta da resposta do Poder Executivo: “Há previsão de utilizar o recurso de financiamento do Fisina IV, que está sendo formalizado junto à Caixa Econômica Federal, de aproximadamente R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) para o Novo Paço Municipal e recurso de financiamento do Finisa III de aproximadamente R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais) para a obra do Centro de Eventos Culturais”.

O Finisa, citado no ofício enviado à Câmara de Vereadores, é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao setor público com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados.

Requerimento – O documento assinado pela Professora Cida e endereçado ao Poder Executivo passou pela apreciação dos demais vereadores em votação no plenário. A autora do requerimento argumentou: “Diante da relevância do projeto do Novo Centro Cívico para o desenvolvimento do município, é essencial que a população esteja devidamente informada sobre o andamento das obras”.

A vereadora lembrou que tem a missão de fiscalizar de forma efetiva a aplicação dos recursos públicos e, assim, garantir que o projeto esteja alinhado aos interesses da população.

Importância – Em entrevista ao Diário do Noroeste em agosto de 2021, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) avaliou a importância do Centro Cívico: “Haverá um ‘boom’ imobiliário, com novos empreendimentos e valorização do Jardim Oásis”.

Disse também que o imóvel onde o Paço Municipal está atualmente é um ponto estratégico da área central da cidade, ideal para novos investimentos. O terreno seria ideal para a abertura de estabelecimentos comerciais que fortaleceriam a economia de Paranavaí.

A construção do Centro Cívico já foi defendida pelo prefeito KIQ em diferentes ocasiões. Em 2019 ele já falava sobre o assunto.

A primeira etapa das obras teve a instalação dos sistemas de água e esgoto e a pavimentação asfáltica na via principal. A rede elétrica também está devidamente pronta. Conforme entrevistas anteriores ao DN, a expectativa do prefeito KIQ é que até o final de 2024 o Paço Municipal e o Centro de Eventos Culturais estejam prontos.

Compartilhe: