O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, que atende o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, visitou o Centro de Convivência do Idoso (CCI), entidade mantida pelo Instituto Maurício Gehlen (IMG) e inspirado no modelo e na cultura japonesa de valorização dos idosos. O representante do governo japonês fez a visita acompanhado de Carlos Makino e Mamoru Fukuyama, líderes da colônia nipo-brasileira de Paranavaí e diretores da Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC).
O convite ao cônsul para fazer a visita partiu do empresário Maurício Gehlen, fundador e presidente do IMG. “Construí o Centro de Convivência do Idoso depois de conhecer este tipo de equipamento no Japão. Foi lá que tive a inspiração para esta entidade. Voltei ao Japão para conhecer mais detalhes de funcionamento, os equipamentos necessários e outras informações e conclui que poderíamos adaptar a realidade japonesa”, conta Gehlen.
O cônsul foi recepcionado no CCI por Maurício Gehlen e sua esposa Márcia, a irmã Beatriz Gehlen, coordenadora do CCI, a equipe que vai desenvolver o projeto Saúde do idoso em Parceria com a SPDC e diretores voluntários do IMG.
Hamada percorreu todas as instalações do Centro e ficou surpreso quando foi informado que a instituição é mantida com os recursos particulares de Gehlen. Em vários momentos usou o próprio celular para fotografar o que mais lhe chamava a atenção.
Para registrar a visita, Hamada plantou uma cerejeira, árvore de grande simbologia para os japoneses. Trata-se da segunda cerejeira planta no Jardim Japonês que circunda a pista der caminhada do CCI. A primeira foi plantada em 2018, na inauguração do CCI, pelo então cônsul Hajime Kimura.
Ao final da visita, o cônsul foi presenteado com um kit com artesanato produzido pelos usuários do CCI e um livro Lições de Compostela em que Maurício Gehlen relata o que aprendeu em sua peregrinação à Santiago de Compostela, Espanha, pelo chamado Caminho Francês (819 quilômetros em 30 dias).
Keiji Hamada anunciou que pretende voltar ao CCI em um ano. Ele quer verificar o desenvolvimento do projeto Saúde do Idoso que será realizado pelo IMG e SPDC cujo piloto contemplara as pessoas acima de 60 anos ligados ao clube da colônia japonesa.