Você sabia que o acompanhamento de um médico pediatra a uma criança precisa começar antes mesmo do nascimento dela? Segundo a médica pediatra Agnes Andrade, encontrar o especialista ideal ainda durante a gestação, além de colaborar para o processo de criação de vínculos com a família, também ajuda a antecipar possíveis cuidados necessários com o bebê.
De acordo com a médica, a consulta pré-natal pediátrica se encaixa em uma série de cuidados que precisam ser estabelecidos durante os chamados “primeiros mil dias”. O período vai desde a concepção, passando pela gestação, até os primeiros dois anos de vida de uma criança e é considerado determinante para a saúde da criança e futuro adulto.
“É nessa fase que podemos reduzir a morbimortalidade infantil, através de medidas como pré-natal estruturado, nutrição adequada da gestação, suplementação e primeira consulta já na primeira semana de vida do bebê”, detalha.
Nestes primeiros contatos com a mãe, o pediatra será capaz de entender os riscos da gestação – caso existam – para estabelecer quais medidas serão necessárias adotar, tratar da assistência dentro da sala de parto e passar todas as orientações para cuidados com o recém-nascido, como cuidados com coto umbilical, banho, higienização, sono, cólicas e sinais de alarme.
“Toda gestante deveria fazer isso, é preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. E quanto antes tivermos o estabelecimento de um vínculo com o pediatra, para que aquela família seja bem orientada, tire suas dúvidas e fique mais segura para o preparo e chegada desse bebê”, considera.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra
Comentários 0