(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

BALANÇO

Consultas de crédito apontam crescimento nas vendas de Natal no comércio de Paranavaí

Índice de 10% registrado pela Aciap segue a tendência da campanha Black Friday, em novembro, quando a variação média foi de 15% em relação a 2023

REINALDO SILVA

Da Redação

Levantamento da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) mostra que as consultas de crédito em dezembro de 2024 cresceram 10% na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a entidade, o banco de dados não registra as compras feitas com cartões de crédito e débito ou por Pix. Nesse sentido, as vendas podem ter sido ainda mais volumosas, mas não é possível confirmar o cálculo.

O desempenho às vésperas de Natal confirma a projeção feita pelo presidente da Aciap, Ed Wilson. Em entrevista ao Diário do Noroeste no dia 18 de dezembro, ele disse que a expectativa era de elevação entre 10% e 20%.

A variação positiva segue a tendência da campanha Black Friday, na última semana de novembro, que garantiu índice semelhante.

Resultado positivo ficou dentro das projeções feitas pela Aciap para o período de Natal
Foto: Ivan Fuquini

Passados o período de Natal e a entrega de presentes, começa a temporada de trocas. Muitos consumidores vão às lojas para substituir os produtos que não serviram ou não agradaram – para o comércio, oportunidade de concretizar novas vendas e fidelizar clientes.

Em relação às trocas, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não classifica a prática como obrigatória, exceto quando os itens apresentarem defeitos, legalmente chamados de vícios.

O prazo para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação em produtos não duráveis é de 30 dias. No caso de produtos duráveis, o limite é de 90 dias. Se se tratar de um problema oculto, a contagem começa no ato da constatação.

 De acordo com o CDC, o valor pago pelo item deve prevalecer no momento da troca, mesmo quando houver liquidações ou aumento de preço. Na prática, significa que o fornecedor não pode exigir complemento financeiro se o produto for o mesmo em marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor. Da mesma forma, o consumidor não pode solicitar abatimento do preço diante de qualquer alteração em relação ao dia da compra.

Nas compras efetivadas em ambiente não presencial, por telefone ou pela internet, o consumidor conta com até sete dias da data da aquisição ou do recebimento da mercadoria para manifestar arrependimento e fazer a devolução, inclusive com direito de receber integralmente o valor pago.

Compartilhe: