Uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, revelou que os brasileiros pretendem gastar em média R$ 400 com os presentes de Natal, um valor de intenção de consumo mais alto que outras datas comemorativas (R$ 240 no Dia dos Namorados e R$ 245 para o Dia dos Pais). No levantamento realizado com mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do país, 96% responderam que pretendem presentear familiares e 66% compartilharam que o mais importante na hora de escolher algo é o preço acessível e o custo-benefício. Roupas, calçados e brinquedos foram os itens mais citados para presentear.
Os resultados mostram que 70% dos participantes costumam usar o e-commerce para comprar produtos em datas comemorativas e entre os principais motivadores para as compras online estão cupons de frete grátis (71%), preços baixos (63%), promoções (62%) e a variedade de produtos disponíveis (58%). Os dados revelam ainda que 42% dos participantes já aproveitaram as promoções da Black Friday para adiantar as compras natalinas e 70% costumam procurar os mimos com duas semanas ou até mais de antecedência.
“Os brasileiros adoram presentear e o clima de fim de ano é um momento ainda mais propício, reforça Felipe Piringer, responsável pelo marketing e estratégia na Shopee.
A pesquisa indica também que 41% dos participantes confessaram estar indecisos sobre o que presentear e que 48% deles normalmente escolhem primeiro o presente e depois procuram a loja com a melhor oferta. No estudo, 66% dos entrevistados afirmaram considerar importante o preço acessível e a boa relação de custo-benefício na hora de buscar opções de presente, seguidos de 12% que preferem escolher algo que a pessoa deseja ganhar. Quando questionados sobre os produtos que pretendem comprar neste fim de ano, os entrevistados compartilharam como itens preferidos: roupas femininas com 49% das intenções de compra, seguidos de calçados com 44%, e brinquedos com 37%. A média de presentes comprados deve ser de 7 por pessoa.