Na contramão do cenário nacional, indicador da Fecomércio PR e CNC aponta melhora em alguns componentes, mas confiança ainda segue abaixo do nível satisfatório
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Paraná apresentou alta de 0,7% em outubro, alcançando 91,3 pontos, conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O resultado indica uma recuperação discreta, mas em sentido oposto ao cenário nacional, que mantém trajetória de retração desde agosto e alcançou 101 pontos neste mês.
O desempenho positivo do Paraná foi impulsionado principalmente pelos componentes Perspectiva de Consumo (+3,5%), Nível de Consumo Atual (+2,5%) e Renda Atual (+1,7%). Por outro lado, os fatores Acesso ao Crédito (-1,6%), Emprego Atual (-0,9%), Perspectiva Profissional (-0,8%) e Momento para Duráveis (-0,4%) apresentaram redução na variação mensal.
Na comparação com outubro de 2024, contudo, o indicador paranaense registra queda de 6,3%, reflexo de uma percepção mais cautelosa das famílias sobre as condições financeiras e de consumo. Apenas o item Perspectiva Profissional mostrou avanço no comparativo anual, com crescimento de 13,7%.
Entre as faixas de renda, as famílias com rendimentos de até dez salários mínimos registraram alta de 0,7%, com o índice marcando 89,9 pontos. Já entre as famílias com renda superior a esse patamar, o ICF subiu 0,4%, alcançando 98,1 pontos.






























