Começa nesta sexta-feira (11/11) e estende-se até a próxima segunda-feira (14/11), em Campo Mourão, a disputa dos 28º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar). O evento anual, promovido pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), é apontado como uma das maiores competições estaduais poliesportivas de profissionais liberais do país.
Cerca de 660 contabilistas e técnicos de contabilidade já estavam inscritos até o início da semana por 16 sindicatos e associações regionais da categoria existentes no estado. Ao longo dos quatro dias da competição serão disputadas 23 modalidades e categorias: atletismo livre feminino – 3 mil metros, atletismo livre masculino – 5 mil metros, atletismo sênior masculino – 5 mil metros, atletismo máster masculino – 5 mil metros, beach tennis, bocha, bolão, canastra/tranca, futebol suíço livre, futebol suíço máster, futebol suíço super máster, futsal, natação livre feminino – 50 crawl, natação livre masculino – 50 crawl, natação sênior masculino – 50 crawl, natação máster masculino – 50 crawl, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia dupla feminino, vôlei de praia dupla masculino e xadrez.
Apenas dois sindicatos – SinConCam (de Campo Mourão) e Sincovel (de Cascavel) -disputarão todas as modalidades.
Participação – A inscrição de atletas pode ser feita até esta sexta-feira, mas a maior delegação visitante até a última quarta-feira-feira era de Cascavel. Está confirmada a participação de delegações dos sindicatos sediados em Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Campo Mourão (anfitrião), Francisco Beltrão, Guarapuava, Paranaguá, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória, bem como da associação de Curitiba e região.
Os hotéis e pousadas de Campo Mourão estão com as vagas esgotadas para o período da competição. Visitantes agora estão locando áreas de lazer como opção de hospedagem na cidade.
Nos últimos dois anos – 2020 e 2021 -, o Jocopar não foi disputado devido a pandemia de Covid-19. A última edição aconteceu no litoral do Estado, em 2019.
Abertura
O tradicional cerimonial de abertura da competição será realizado nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas “Índio Bandeira”, localizado na saída para Cascavel (BR 369). As principais lideranças do setor contábil do Paraná estarão presentes, além de autoridades locais, regionais e estaduais.
O evento será aberto com a composição do quadro de autoridades, apresentação da trupe da Associação Sou Arte e a entrada das delegações. Execução do Hino Nacional, juramento dos atletas, acendimento da pira, homenagem e pronunciamento também fazem parte do cerimonial, que será encerrado com nova apresentação da Associação Sou Arte. Ao final, os participantes do certame serão recepcionados com um jantar.
A disputa das modalidades começa na manhã de sábado e vai se estender até a manhã de segunda-feira. A entrega da premiação será realizada em evento marcado para o Parque de Exposição “Getúlio Ferrari” (saída para Maringá), na segunda-feira, a partir do meio-dia. A programação será encerrada com almoço, onde será servido o prato típico de Campo Mourão: Carneiro no Buraco.
Jocopar – A organização do Jocopar/2022 está a cargo do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (Sinconcam) e a competição conta com o patrocínio da cooperativa de crédito Cresol e das empresas Safeweb e A.J. Rorato (de Araruna), bem como da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam). O evento tem o apoio ainda da Prefeitura de Campo Mourão e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR).
A Comissão Central Organizadora está assim constituída: Idnei Hundsdorfer (coordenador gera); Alberto Barbosa (coordenação social), Cleber Roberto Francioli e Adalton Gomes da Silva (coordenação técnica), Ciro Luiz Gnatkovicz (coordenação Financeira), Antônio Luiz de Matos (coordenação de Marketing), Mariza Pante Ferreira (coordenação de Cerimonial), Teodoro Lecheta Paitack (coordenação de Logística), Ricardo Algauer Nassar (secretaria) e José Altamir (coordenação da Fecopar).