REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A pequena Ingrid, de 11 anos, ficou encantada com a apresentação da “Tia Lu”. Ontem (12), ela e os colegas do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap) participaram da contação de histórias dentro da 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro. A artista Luciana Guedes levou ao palco narrativas que exaltam diferentes manifestações da cultura nacional, uma das propostas do evento.
“Gostei bastante, foi muito animado”, comemorou a menina. A interpretação, a interação com o público, o convite para ajudar a contar a história, os personagens míticos… Tudo fez com que o espetáculo se tornasse inesquecível. E ela não via a hora para chegar em casa para contar cada detalhe aos familiares.
Pietro, de 10 anos, também não escondeu a alegria. Fez questão de dizer que gostou muito da contação de histórias. Chamou a atenção dele a releitura de “O menino que devorava livros”, do autor brasileiro James Misse.
O contato com os elementos da literatura através de imagens e dramatizações estimula a busca por livro, desperta o prazer de ler. Essa é a proposta, das atividades que começaram ontem e seguem até sábado na unidade do Sesc de Paranavaí, sempre gratuitas e para todos os públicos. Com a limitação de vagas, é necessário agendar a participação com antecedência.
Técnico de atividades, Edson Godinho falou da necessidade de resgatar a literatura oral como instrumento de perpetuação da cultura. O museu de artes organizado especialmente para a 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro reúne objetos antigos e peças produzidas pela própria comunidade. Diferentes estilos, o passado e o prsente lado a lado.
A programação tem conta com exibições de cinema, saraus, debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas. A programação completa está disponível no site oficial do evento em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
Godinho avaliou que em um cenário em que os eventos culturais vêm perdendo espaço, a agenda literária proposta pelo Sesc PR ao longo desta semana traz novo ânimo, especialmente depois de dois anos de atividades exclusivamente pela internet, em virtude da pandemia de Covid-19. Retomado o formato presencial, a resposta do público tem sido positiva e estimulante.
Serviço – O agendamento deve ser feito pelo telefone (44) 3474-8500. Podem participar estudantes de escola públicas e particulares, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de Paranavaí e de toda a região. A 41ª Semana Literária Sesc PR e Feira do Livro acontece na unidade do Sesc de Paranavaí, na Rua Edson Martins, 1.760, ao lado da Praça dos Pioneiros.