REINALDO SILVA
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A contagem de veículos na BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina já começou. Durante o período de oito a dez dias, a empresa Perplan, de São Paulo, está monitorando o tráfego para apresentar números atualizados. O relatório deverá ser concluído na primeira quinzena de março.
O objetivo é comprovar a necessidade da duplicação do trecho, obra que não está prevista novo no contrato de concessão das rodovias paranaenses. O documento inicial indica apenas alguns pontos para a inclusão de terceiras faixas, estratégia considerada insuficiente, dada a importância da BR-376 para o escoamento das produções agrícolas.
Presidente da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), Demerval Silvestre, informa que um estudo de 2015 indicava a passagem de 10.700 eixos por dia no trecho de Nova Esperança a Paranavaí. A contagem foi realizada pela empresa que administrava a rodovia, a Viapar, a fim justificar a duplicação entre as duas cidades. A obra foi entregue em 2019.
Os números que circulam atualmente no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) são diferentes, pouco mais de 4.000 eixos por dia. Na avaliação de Silvestre, existe uma defasagem nas informações e precisa ser corrigida. A mesma contestação será encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU).
As projeções do presidente da Socipar indicam que o volume de tráfego pela BR-376 triplique em relação a 2015 após a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul. Em janeiro, a Itaipu Binacional anunciou o investimento de R$ 3 milhões para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), com prazo de conclusão de seis meses a um ano.
A ligação dos dois estados sobre o Rio Paraná tornaria mais curto o trajeto percorrido atualmente para o transporte de grãos do Centro-Oeste do Brasil até o Porto de Paranaguá, uma diferença de aproximadamente 150 quilômetros.
Contagem de veículos – As câmeras de monitoramento foram instaladas na BR-376 no último sábado (19). Representantes da Socipar acompanharam a equipe da empresa contratada para fazer a contagem de veículos. Desde então, os equipamentos funcionam 24 horas por dia.
Dez empresas e cooperativas, parceiras da Socipar, estão custeando o trabalho da equipe de engenharia de tráfego. O trecho de Paranavaí a Nova Londrina tem aproximadamente 77 quilômetros.
Desenvolvimento – Em recente entrevista ao Diário do Noroeste, o presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Julio Leite, prefeito de Terra Rica, disse que a duplicação da BR-376 e a construção da ponte entre os dois estados serão fatores de promoção do desenvolvimento. Além da atração de empresas, as obras facilitarão investimentos no setor de turismo.
Outras lideranças da Região Noroeste e também de Mato Grosso do Sul demonstraram apoio à iniciativa da Socipar e fortalecem as reivindicações para a duplicação da rodovia e a construção da ponte.