Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

IPTU 2026

Contribuintes receberão carnês em casa; desconto de 10% vale até 15 de abril

O prazo para pagamento do IPTU 2026 já está definido. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, o vencimento será no dia 15 de maio de 2026. Quem optar pela quitação antecipada poderá pagar até 15 de abril de 2026 com desconto de 10%.

Todos os carnês físicos serão enviados pelos Correios ao endereço escolhido pelo contribuinte. Os boletos já estão disponíveis para emissão on-line no site da Prefeitura de Paranavaí, no endereço https://paranavai.atende.net//autoatendimento/servicos/guias-de-iptu

O secretário municipal de Fazenda, Rafael Cargnin, explicou que não será necessário comparecer à Prefeitura para retirar o documento. “O contribuinte não precisará vir até a Prefeitura para imprimir o boleto, pois os carnês serão entregues pelos Correios em todas as casas”, afirma.

Ele ressalta ainda que a definição dos prazos levou em consideração a realidade financeira das famílias no início do ano. “A Administração Municipal definiu o calendário pensando no orçamento das famílias. Sabemos que o começo do ano concentra despesas como gastos de fim de ano, IPVA e período escolar. Ao estabelecer o vencimento em abril e maio, buscamos oferecer mais equilíbrio e aliviar o contribuinte”, destaca.

O carnê será emitido com opção de parcelamento em até oito vezes, conforme o valor total do débito e respeitando o valor mínimo de R$ 50 por parcela. Para quem optar pelo parcelamento, a primeira parcela está no carnê e vencerá em 15 de abril de 2026.

O reajuste aplicado ao IPTU 2026 será de 3,90%, conforme o INPC.

Atualmente, a Receita Municipal contabiliza 53.981 unidades cadastradas, sendo 43.778 edificações e 10.203 terrenos.

As isenções para pessoas físicas estão previstas no artigo 275 da Lei nº 2.384/2002, que institui o Código Tributário do Município de Paranavaí. Para pessoas jurídicas, há legislações específicas, especialmente o PADEP (Lei nº 3.630/2010).

A arrecadação do IPTU tem destinação mínima obrigatória de 25% para a educação e 15% para a saúde. O restante dos recursos será aplicado conforme a Lei Orçamentária Anual.

Compartilhe: