Igor Mateus
Da redação
Depois de anunciar na quinta-feira (5) os 15 secretários municipais que farão parte da gestão 2025-2028, o prefeito eleito de Paranavaí Mauricio Gehlen revelou ao Diário do Noroeste que a Controladoria Geral do Município deixará de ser secretaria e passará a ser diretoria especial. Além disso, Carlos Alberto Vieira, atual titular da pasta, continuará à frente.
“Entendemos que não havia necessidade de ser uma secretaria, por isso, na reforma administrativa que iremos fazer, a Controladoria Geral será uma diretoria. O importante é que continuará de forma independente e autônoma, da forma como deve ser”, disse Gehlen.
Ao Diário, Carlos Alberto Vieira comentou que a independência da controladoria é importante, pois permite a fiscalização de outras secretarias municipais perante o orçamento público. “É uma pasta que não pode estar vinculada a nenhuma secretaria, pois a função é fiscalizar e assessorar, dando respaldo e segurança ao gestor público. O controle existe justamente para que a administração pública possa executar seus atos obedecendo a legislação e os princípios constitucionais. É o que consta na Lei complementar nº 101 de 2000”, explicou.
A reforma administrativa, que está sendo elaborada, deverá ser enviada e colocada em votação na Câmara Municipal de Paranavaí entre março e abril de 2025.
Ao todo, serão 15 secretarias (uma a menos que a gestão anterior): Administração, Agricultura, Assistência Social, Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Educação, Esportes e Lazer, Fazenda, Cultura, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Trânsito, e Procuradoria Geral.