REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Reconciliação. Esse é o anseio do novo presidente do Diretório Municipal do MDB, Wellington de Melo Volpato, o Tom. A convenção que ratificou o nome dele para liderar o partido político em Paranavaí aconteceu na noite de terça-feira (19). Pregou a paz entre os correligionários e disse que o momento pede esforço conjunto para restaurar a força e honrar a tradição de mais de 40 anos. Em âmbito local, o Movimento Democrático Brasileiro foi criado em 1979.
Na opinião de Tom Volpato, existe uma tendência ao descrédito político, fruto do mau exercício das funções públicas nos diferentes níveis de poder, em todo o País. Somam-se às dificuldades o aumento da pobreza e o cenário de guerra. O presidente disse que é preciso lutar pela justiça e pela igualdade. “Todos somos seres humanos, iguais.”
Dirigindo-se aos participantes da convenção, afirmou que o MDB defende as individualidades e que cada pessoa é essencial para construir um novo caminho de sucesso para o partido. Agradeceu a presença de representantes de outras siglas partidárias que compareceram ao evento, PSD, PDT e PT.
O presidente estadual do MDB, deputado Anibelli Neto, parabenizou a nova diretoria executiva e fez votos de que volte a ser referência em Paranavaí e no Paraná. O trabalho a partir de agora deve priorizar a valorização da base, o contato com as pessoas, a disseminação das ideias do partido.
Sobre a situação do MDB no Estado, explicou que a saída de Roberto Requião abriu novas possibilidades. O ex-governador e ex-senador deixou o Movimento Democrático Brasileiro depois de perder a convenção para a presidência do diretório regional para Anibelli Neto, no ano passado, e se filiou ao PT.
Com a saída de Requião, o MDB foi convidado pelo atual Governo do Paraná para compor o secretariado, indicando Rogério Carboni para a pasta da Justiça, Família e Trabalho. A aproximação emedebista ao governo de Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) aponta a possibilidade de coligação nas eleições deste ano, assunto que será discutido na segunda-feira (25) na convenção estadual e na quarta-feira (27) na convenção nacional.
Independentemente da decisão, o objetivo é seguir trabalhando pelo Paraná, disse Anibelli Neto. O MDB ocupa duas cadeiras na Assembleia Legislativa, além do presidente estadual do partido, o parlamentar Nereu Moura.
Na configuração atual, três emedebistas do Noroeste do Paraná são cotados para concorrer nas eleições deste ano em busca de ampliar a bancada na Alep, os pré-candidatos Carlino Fraga Pereira (Mirador), vice-prefeito de Alto Paraná; Léo Molina, ex-vereador de Terra Rica; e Valdir Tetilla, que concorreu a prefeito de Paranavaí em 2016.
Diretoria executiva – Compõem a nova diretoria executiva do MDB de Paranavaí: Tom Volpato, presidente; Eduardo Ferreira Baggio, 1º vice-presidente; José Edmar Fassbinder, 2º vice-presidente; Maria Braga, secretária; Fernando Sadaw, secretário-adjunto; Antônio Artur Lopes, tesoureiro; José Pasczuck, tesoureiro-adjunto; Jhonatan Douglas da Silva, primeiro vogal; e segundo vogal, Agamenon Arruda da Souza.