REINALDO SILVA
Da Redação
Localizada no Distrito de Santa Maria, em Alto Paraná, a Coopersanta está ampliando as atividades comerciais. A partir desta quarta-feira (27), a cooperativa contará com o selo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), permitindo a produção e a venda de peixes. O registro é concedido pelo Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica).
A solenidade de concessão da licença marca também a inauguração do frigorífico de produção e abate de pescados.
Gestora da Coopersanta, Cristielly Alves explicou que até agora os 70 cooperados se dedicavam exclusivamente à produção de laranja para sucos concentrados, com foco no mercado externo.
“Depois de 16 anos, estamos expandindo o ramo de atuação e vamos vender também o filé de tilápia. Com essa diversificação, os produtores vão aumentar a renda.”
O SIM limita o alcance da comercialização dos pescados a apenas Alto Paraná, mas a Coopersanta já trabalha para conseguir também o registro estadual e, então, buscar mercados intermunicipais.
Além de Alto Paraná, a cooperativa conta com a participação de produtores de Paranavaí, Cruzeiro do Sul, Paranacity e Amaporã. Eles estão integrados a programas governamentais e comunitários, recebendo recursos por meio de editais que fortalecem a estrutura e a capacidade produtiva.