(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto ilustrativa/AEN
Foto ilustrativa/AEN

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Cooperativa de Alto Paraná recebe certificado para a venda de produtos em todo o estado

Seis municípios da Região Noroeste solicitaram a adesão ao Susaf: Alto Paraná, Amaporã, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí. Já estavam integrados Paranavaí e Nova Londrina

REINALDO SILVA

Da Redação

A Cooperativa de Produtores de Frutas de Santa Maria (Coopersanta), de Alto Paraná, receberá nesta quarta-feira (23) o certificado do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O documento atesta o registro, a inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal e permite a comercialização em todo o território paranaense.

A certificação foi intermediada pelo Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), a partir do trabalho da médica veterinária Polyana Araújo de Adélia. Ela explicou que seis municípios da Região Noroeste solicitaram a adesão ao Susaf: Alto Paraná, Amaporã, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí. Nesse contexto, a Coopersanta é a primeira a receber o selo.

Susaf contempla produtos de origem animal, por exemplo, embutidos
Foto: IDR-PR

De acordo com o chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), José Jaime de Lima, dois municípios do Noroeste já estavam integrados ao Susaf: Paranavaí e Nova Londrina – ambos certificados de forma independente, sem a intervenção do Cica.

Lima falou da importância do Susaf. Em um município pequeno, com 6 mil, 8 mil, 10 mil habitantes, a possibilidade de comercialização é limitada. Ampliar as fronteiras e chegar a outras regiões do estado ampliam as oportunidades de vendas e fortalecem a agroindústria familiar.

Conforme disse a médica veterinária do Cica, o Susaf é necessário para quem quer crescer, se expandir. Mas não é só. Também é a garantia de alimentação saudável, segura e de procedência para os paranaenses.

Os pequenos produtores interessados em obter a certificação precisam entrar em contato com a secretaria municipal de Agricultura, que fará a ponte com o consórcio intermunicipal. A partir daí, tem início um processo burocrático que leva em conta uma série de documentos, o modelo de produção e a estrutura física do estabelecimento.

Visitas periódicas do profissional da área, no caso do Cica, Polyana Araújo de Adélia, revelam se as adequações exigidas estão sendo colocadas em prática, e o cumprimento de todos os requisitos dá direito ao reconhecimento do Susaf.

Compartilhe: