Paranaguá sediará, pela quarta vez, a Copa Mundo do Futsal Sub-21. Os jogos serão realizados na Arena Albertina Salmon entre os dias 21 e 26 de maio, com a participação de 12 equipes – três do Brasil e nove internacionais. A competição tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), e da Prefeitura de Paranaguá. A abertura, no dia 20, contará com a participação de Falcão, considerado o rei do futsal.
A fase classificatória ocorre nos três primeiros dias com partidas das 10h às 20h. Os três times brasileiros são o Rio Branco/Apaf, representante da cidade-sede, o JEC Krona (Joinville/SC), finalista da última Copa Mundo da categoria, e o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.
Entre os estrangeiros está o Mallorca Palma, da Espanha, atual campeão da Champions League de Futsal e melhor time do mundo na temporada 22/23. Completam a lista de equipes de fora o NY Ecuador (EUA), Toronto Azurri (Canadá), Atlas Futsal (Colômbia), Kimberley e Deportivo Moron (Argentina), Alma Futsal (Japão), Fitzroy Tigers (Austrália) e o Torpedo Futsal (Rússia).
Assim como na edição de 2023, os jogos terão ingresso solidário a partir do dia 21, trocados por um quilo de alimento não perecível.
A competição foi criada em 2019 com o objetivo de impulsionar o futsal masculino e feminino no Brasil, fomentando a competitividade entre equipes internacionais e revelando talentos para o cenário da modalidade em âmbito mundial. Idealizada pelo Mundo do Futsal, a disputa já é considerada uma das mais importantes para o calendário de base.
O diretor de Fomento e Promoção do Esporte da SEES, Clésio Prado, destaca que o evento une as diretrizes do Governo do Paraná com as políticas do esporte. “A Copa do Mundo de Futsal tem representantes de quatro continentes. O principal é o desenvolvimento econômico e o turismo regional, pois essas equipes trazem famílias e geram entretenimento esportivo. A expectativa é de um grande público em todos os jogos”.
Anderson de Andrade, presidente da Federação Paranaense de Futsal, afirma que a parceria com a SEES tem sido fundamental para a realização de eventos como esse. “A gente tem visto em todas as modalidades o incentivo, o apoio, o crescimento, o desenvolvimento. A expansão do esporte no Paraná é notória. A gente tem visto grandes atletas com oportunidades em clubes a nível mundial, o que tem acontecido em todas as competições”.
O ÍDOLO
A partida de abertura será realizada na Arena Albertina Salmon, no dia 20, às 20h. Para ver o rei do futsal de perto, os fãs podem trocar um quilo de ração animal para cães ou gatos por um ingresso.
Todas as doações serão destinadas a ONGs de proteção animal. Em 2023, foram arrecadadas mais de 2 toneladas.
REGULAMENTO
Os participantes são divididos em três grupos com quatro equipes, onde classificam-se os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. Na segunda fase, as equipes se enfrentam em disputas de quartas de final, semifinais e finais, incluindo a definição de terceiro e quarto lugares.
Os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube do Mundo do Futsal: https://www.youtube.com/@MundodoFutsaloficial