Objetivo é identificar eventuais falhas para, então, corrigi-las e, assim, garantir mais qualidade no atendimento à comunidade – tanto na área urbana quanto na rural
REINALDO SILVA
Da Redação
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou que fará uma inspeção criteriosa na rede elétrica dos circuitos alimentadores que atendem o Distrito de Mandiocaba, em Paranavaí. O objetivo é identificar defeitos ou situações que possam causar desligamentos. “Tais pontos são mapeados e, havendo necessidade de intervenção, direcionaremos eventuais demandas para as equipes de campo.”
A informação consta de um ofício encaminhado à Câmara de Vereadores em resposta ao Requerimento 215/2025, assinado por Josival Moreira e Maurício Miranda, que pede solução para as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica na região.
A Copel estipulou dezembro de 2025 como prazo máximo para a conclusão da análise, mas haverá prorrogação diante da necessidade de ajustes na programação ou em casos de condições climáticas adversas. “Durante todo o período”, assegurou a Copel por meio do ofício, “nossas equipes técnicas realizarão as avaliações necessárias para garantir a qualidade e a segurança da rede”.
O documento enviado à Câmara de Vereadores também aborda expansão e melhorias. Consta que há uma obra em execução para ampliar seis quilômetros da rede compacta, a fim de proporcionar maior confiabilidade e robustez no fornecimento de energia elétrica. O investimento estimado é superior a R$ 700 mil, e o término está previsto para março de 2026. As mudanças alcançarão as unidades consumidoras do Distrito de Mandiocaba.

Foto: Arquivo DN
Requerimento
A solicitação de informações enviada à Copel tem como justificativa as “constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica, que vem afetando significativamente tanto a área urbana quanto a rural do referido distrito, causando transtornos à população e prejuízos a comerciantes, produtores rurais e demais usuários, além de comprometer serviços essenciais”.
O Requerimento 215/2025 assinala que a melhoria da infraestrutura elétrica é fundamental para garantir qualidade de vida, segurança e desenvolvimento econômico.
No começo de outubro, a equipe do Diário do Noroeste foi até o Distrito de Mandiocaba e conversou com moradores que confirmaram a constância do problema. Na ocasião, um empresário que atua no setor de metalurgia assegurou: “Acontece toda semana”. Segundo ele, as interrupções comprometem a produção e a entrega de produtos e serviços para os clientes dentro do prazo.
Controle
Na resposta ao requerimento, a Copel diz se solidarizar com a população e reconhece que a energia elétrica é essencial para o desenvolvimento das atividades, tanto para a população urbana quanto para os produtores rurais.
A Companhia acrescenta que “embora indesejados, desligamentos podem ocorrer, uma vez que os sistemas elétricos de distribuição estão sujeitos a interrupções decorrentes de fatores que não estão sob nosso controle”. São exemplos acidentes provocados por terceiros, contato de animais e vegetação com a rede elétrica, atos de vandalismo e intempéries.
































