A Administração Municipal de Porto Rico, preocupada com a falta de energia elétrica que causou diversos transtornos nos últimos dias após fortes chuvas que causaram estragos em toda região, manteve contato direto com a direção da Copel para que o problema fosse sanado o mais rápido possível. A falta de energia elétrica causou problemas e prejuízos para moradores e comerciantes da cidade. Foram várias horas sem energia.
Em resposta a Copel divulgou uma nota explicando a gravidade do problema, ressaltando que funcionários da Companhia de Energia do Paraná trabalharam dia e noite para sanar o problema.
O temporal que atingiu as regiões Oeste e Noroeste do Estado na madrugada do dia 14 de outubro já é considerado o segundo evento climático mais grave já enfrentado pela Copel, atrás apenas do ciclone bomba registrado na região Leste em junho de 2020. Mais de 300 equipes estiveram em campo, em um intenso trabalho que possibilitou a normalização do fornecimento. A conta de postes quebrados já chega a 321, nas duas regiões.
De acordo com o superintendente de Operação da Copel, Francis do Alencar Prado, o esforço de recomposição do sistema exigiu a mobilização de todas as áreas da empresa: “Remanejamos equipes de outras áreas e de outras regiões do Estado para ajudar nos trabalhos e assim conseguimos até o final do domingo que boa parte das cargas fosse restabelecida”, afirmou.
Cuidados – A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.