(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ENERGIA ELÉTRICA

Copel estuda viabilidade de investimentos no Noroeste do Paraná

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A Copel estuda as condições técnicas e econômicas para promover melhorias na rede de distribuição de energia elétrica na Região Noroeste. As análises respondem a reivindicações apresentadas à empresa pela Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) em fevereiro deste ano.

Produtores rurais e empresários da indústria, do comércio e do setor de serviços afirmam que desde o ano passado vêm somando prejuízos em razão das interrupções no fornecimento de energia elétrica: além do risco de danos aos equipamentos, as quedas e as oscilações frequentes comprometem a produção.

No documento entregue à Copel pela Socipar em fevereiro, consta o pedido de melhorias na infraestrutura de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Marilena.

Para esse tópico, a informação é que a construção de uma nova subestação já foi aprovada, em tensão de 34,5kV, em São Pedro do Paraná. O empreendimento tem por finalidade fortalecer o atendimento nos três municípios, considerando que são áreas turísticas, com picos sazonais de consumo. De acordo com a Copel, “o projeto está em fase de escolha do terreno e a previsão de conclusão é 2028”.

O ofício entregue recentemente pela empresa à Socipar também afirma que “a proposta de construção de uma nova subestação em tensão de 138 kV, naquele município [Paranavaí], será considerada nas análises realizadas por esta Companhia”.

O texto reúne outras informações técnicas a respeito de investimentos em linhas de transmissão e procedimentos técnicos de proteção.

Na tarde de segunda-feira (15), o presidente da Socipar, Demerval Silvestre, esteve em Curitiba e conversou com o gerente assistente de diretoria da Copel PRE, Fabiano Luft Chudzikiewicz, e com o superintendente da ouvidoria da Copel Distribuição, Ubirajara Brum da Silva, de quem recebeu o posicionamento oficial da companhia de energia elétrica quanto às reivindicações da região.

Em avaliação ao Diário do Noroeste, Silvestre disse que a audiência com os representantes da Copel foi produtiva e mostra o esforço em sanar os problemas enfrentados por produtores e empresários.

Compartilhe: