REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Circula nas redes sociais um vídeo com o alerta: “O pessoal está entregando conta de luz falsa nas casas”. A autora aponta características que diferenciam os dois modelos de fatura – aquela que seria objeto do golpe não contém o brasão do Paraná e suprime alguns dígitos do CPF do titular.
O Diário do Noroeste entrou em contato com a Copel para entender a situação. Por meio de nota, a companhia de energia elétrica informou que a conta de luz dos consumidores está passando por alterações visuais, “o que tem provocado a circulação de informações equivocadas”.
“Para proteger a identidade do cliente, o campo ‘número do cliente’ foi retirado da conta, e no campo CPF só aparecem os quatro últimos dígitos”, exemplificou a nota.
Essa transição ocorre gradualmente em todo o Paraná, por isso as duas versões da fatura de energia elétrica continuam valendo e são verdadeiras, garantiu a Copel.
Na resposta enviada ao Diário do Noroeste, a empresa explicou que o vídeo não trata de reais tentativas de golpe; mesmo assim, listou uma série de orientações para os consumidores, no sentido de manterem a segurança no pagamento da conta.
“Caso o cliente queira confirmar se a fatura que está recebendo é verdadeira, entre no site da Copel, onde estão disponíveis os dois modelos em circulação.”
“No momento do pagamento, é importante conferir se está endereçado corretamente para a Copel Distribuição ou Copel Distribuidora S.A., sem outras palavras ou letras duplicadas.”
“O recebimento da conta por e-mail ou WhatsApp mais a programação de débito automático em conta são boas opções para reforçar a segurança.”
Em casos de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com a equipe da Copel através dos canais de comunicação: o aplicativo disponível para telefones celulares e tablets “Copel”, o WhatsApp (41) 3013-8973 e o telefone 0800 51 00 116. Também é possível buscar orientações nos postos de atendimento presencial.