(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

TRANCADO A 5 CHAVES

Coração de Dom Pedro 1º está guardado desde 1835: como isso é possível?

Mesmo após 188 anos de sua morte, o coração de Dom Pedro 1º está protegido e muito bem conservado em uma igreja na cidade de Porto, e Portugal.

Desde 1835, quem cuida dessa relíquia é a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa.

O órgão do primeiro Imperador do Brasil está abrigado em um monumento construído pelo artista Costa Lima, mas o acesso é proibido. Ele está guardado, literalmente, a cinco chaves em um recipiente de vidro mergulhado em formol.

O formol é uma solução de água e metanal, substância usada para embalsamar cadáveres por suas propriedades impedidoras da decomposição. Ele preserva, desinfeta, é antisséptico e não deixa as bactérias acabarem com o conteúdo.

Devido aos cuidados e armazenamento da Igreja da Lapa, o coração ainda está preservado. A última pessoa a fotografar o órgão de Dom Pedro 1º foi o fotógrafo Miguel Gonçalves Mendes, em 2015, durante as gravações do premiado filme “José e Pilar”.

Há pouco tempo, o governo brasileiro pediu emprestado o coração de Dom Pedro para a comemoração do bicentenário da Independência. Entretanto, cientistas responsáveis pela preservação do coração temem que ele possa deixar de existir se vier para cá.

Dom Pedro I - Biografia do primeiro imperador brasileiro - História -  InfoEscola
Quadro de Dom Pedro 1º

Com informações do site G1

 

Compartilhe: