Major Jardel Pereira visita São Pedro do Paraná e Porto Rico para avaliar estrutura e planejar ações de segurança, lazer e infraestrutura durante a temporada
Cibele Chacon
Da Redação
O comandante da 5ª Companhia Independente de Bombeiros de Paranavaí, major Jardel Pereira dos Santos, esteve nesta quinta-feira (16) nos municípios de São Pedro do Paraná e Porto Rico para alinhar estratégias e avaliar as condições estruturais para a Operação Verão 2025/2026. A ação faz parte de um esforço conjunto do Governo do Estado do Paraná para garantir segurança, saúde, lazer e infraestrutura aos turistas e moradores durante o período de alta temporada.
A Operação Verão envolve uma ampla mobilização de órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Marinha do Brasil, além das prefeituras municipais, para reforçar o policiamento, o resgate aquático e a organização dos eventos que tradicionalmente atraem milhares de visitantes às regiões litorâneas e ribeirinhas do Estado.
Durante a visita, o major Jardel destacou a importância do planejamento antecipado e da integração entre as forças de segurança e os municípios. “A Operação Verão é essencial para garantir a segurança dos turistas que estarão veraneando agora na Costa Noroeste do Estado e também em outras regiões, como o litoral e o lago de Itaipu. Aqui na nossa região, estaremos presentes em Porto Rico, Porto São José, Porto Maringá e possivelmente em outras áreas que ainda estão em estudo. É fundamental traçar as estratégias com antecedência, pois o trabalho exige a atuação conjunta de diversos órgãos — Corpo de Bombeiros, polícias, prefeituras e secretarias estaduais — para que cada turista e morador esteja protegido sob o maior escudo de segurança possível”, afirmou o comandante.
Em Porto Rico, o prefeito Valtinho do Beira Rio ressaltou que o município está se preparando para receber um grande fluxo de visitantes, com atenção especial à segurança e ao suporte aos órgãos envolvidos.

“O verão é o grande evento da nossa cidade, são 60, 70 dias de muito movimento. Temos que dar todo o suporte necessário para que o Verão Maior aconteça com o mínimo de problemas. A cidade é acolhedora, e o turista precisa ser bem tratado. Este ano teremos um efetivo ainda maior das forças de segurança, com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil, Ambiental e da Marinha. Além disso, a prefeitura está investindo na limpeza, decoração natalina e melhorias urbanas para fortalecer o comércio e o turismo, que movimentam nossa economia local”, destacou o prefeito.
Valtinho também adiantou que o município está em busca de novos investimentos com apoio do governador Ratinho Júnior e parlamentares da região. “Estamos trabalhando em projetos e licenças para uma nova prainha na margem do rio, além de buscar recursos para infraestrutura, eventos e manutenção dos espaços públicos. Porto Rico está preparada para receber bem os visitantes e garantir segurança e conforto aos moradores.”
São Pedro do Paraná – Já em São Pedro do Paraná, o prefeito Caetano de Castro informou que a cidade também está pronta para receber a temporada, especialmente no distrito de Porto São José, que será sede regional do Verão Maior Paraná 2025/2026.
“Já estamos oferecendo alojamento e alimentação para as equipes que virão atuar aqui, além de ajustes com as forças de segurança. A Polícia Militar, Civil e a Marinha estão com o programa montado da Operação Verão. Nossa população chega a ser dez vezes maior nesse período, então estamos organizando plantões para limpeza pública, coleta de lixo e reforço médico. Também estamos renovando a areia da praia, instalando banheiros químicos e construindo uma nova escadaria de acesso aos barcos”, detalhou o prefeito.

Caetano destacou ainda os investimentos estruturais já garantidos para os portos e áreas de lazer. “Temos recursos liberados para a instalação de dois píeres flutuantes — um em Porto São José e outro em Porto Eucalipto —, totalizando R$ 4 milhões, além da construção de novos banheiros com apoio do governo estadual.”
Com as visitas técnicas e reuniões realizadas nos três municípios, o Corpo de Bombeiros busca garantir que todas as estruturas e serviços estejam adequados para o início da operação, que deve começar em 20 de dezembro e se estender até o final de fevereiro.































