“A vacina é totalmente necessária. Perdemos muita gente que não conseguiu se vacinar e muitas mortes poderiam ser evitadas.” Na manhã desta quinta-feira (12), Tainara Andrade, 27 anos, foi até o Centro de Eventos de Paranavaí para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e manifestou o contentamento por ter a oportunidade de ser vacinada. Outras centenas de pessoas fizeram o mesmo: até 9h30, quase 500 pessoas já tinham sido atendidas.
A estratégia da Secretaria de Saúde para vacinar a população tem surtido resultados positivos. Houve redução no número de casos, no índice de agravamento dos sintomas, no volume de internações hospitalares e nos registros de óbitos. Por isso, diz a médica Luciane Brunholi Xavier Dal Ponte, é fundamental que as pessoas sejam imunizadas.
Até a manhã desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Paranavaí vacinava adultos com 27 anos de idade ou mais, pacientes com comorbidades (18+), pessoas com deficiência permanente (18+), gestantes e puérperas (18+).
De acordo com a secretária Andréia Vilar, seria possível aplicar até 4.000 doses por dia, mas normalmente a quantidade enviada é bem abaixo desse número, por isso, quando uma nova remessa chega a Paranavaí, são atendidas de 2.000 a 2.400 pessoas.
A vacinação em massa acontece no Centro de Eventos e envolve aproximadamente 40 pessoas. São 19 guichês de atendimento para cadastro e oito vacinadores, além da equipe de apoio, que inclui a Secretaria de Patrimônio Público e Trânsito e o Tiro de Guerra. A princípio, as aplicações das vacinas se estendem das 8h às 18h, mas os atendimentos podem ser interrompidos antes, caso as doses acabem. (Reinaldo Silva)