O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) vai apresentar 25 propostas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), após estudos detalhados e debates entre os principais líderes da área. Os temas sugestivos a futuros projetos de lei serão levados para a Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, no próximo dia 19 de junho.
Lideranças da Regional Maringá do Crea-PR organizaram cinco das propostas: “Acústica Ambiental – critérios e limites para emissão de sons”; “Criação de Política Estadual de Construção Baixo Carbono”; “Revogação dos efeitos da Portaria 212/2019 – IAP”; “Regulamentar, em nível estadual, a Lei Federal 13371/2018”; e “Programa produtor de água”.
As propostas foram desenvolvidas no âmbito da Agenda Parlamentar, programa que, com as entidades de classe, busca estimular e incentivar a classe profissional a debater e apresentar propostas de projetos de lei para que se tornem instrumentos efetivos para o progresso do Paraná, beneficiando as engenharias e a sociedade como um todo.
“Cada proposta é fruto de um minucioso trabalho de pesquisa e consulta, com o objetivo de abordar questões relevantes para nossa classe profissional e para a sociedade. No processo de elaboração, são considerados fatores como as necessidades específicas do setor, a análise dos possíveis obstáculos à aprovação das propostas e os efeitos benéficos que estão alinhados com os objetivos do programa Agenda Parlamentar. Essas propostas buscam promover políticas e legislações que apoiem e promovam as áreas da engenharia, fortalecendo o setor e seu papel na sociedade”, explica a gerente da Regional Maringá do Crea-PR, Viviani Hannebauer.
Para Viviani, é essencial destacar a importância das engenharias e como cada uma pode contribuir para solução de problemas e para o avanço tecnológico e econômico do Paraná. “O trabalho não se encerra, os estudos continuam para o desenvolvimento de novas propostas e continuarão a ser encaminhadas para a Frente Parlamentar com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável, a inovação e o crescimento do nosso Estado”, acrescenta.
Profissionais registrados no sistema Confea/Crea e que desejam contribuir com a Agenda Parlamentar podem procurar uma das Entidades de Classe de sua região para debater ideias e fazer sugestões. As entidades podem ser conferidas em: https://creaweb.crea-pr.org.br/webcrea/consultas/entidades_classe.aspx. (As informações são da assessoria de imprensa do Crea-PR, regional de Maringá.)