O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) divulgou o resultado da seleção dos municípios participantes do Programa Mais Engenharia. Lançado para apoiar gestões públicas na área técnica e estrutural, o programa teve recorde de adesão, com 167 prefeituras inscritas de todas as regiões do estado. Do total de inscritos, 50 municípios foram selecionados, conforme os critérios estabelecidos no edital.
O Programa Mais Engenharia é uma iniciativa que busca fortalecer a presença da engenharia no setor público municipal, promovendo o uso estratégico dessa área em obras, serviços, planejamento urbano, meio ambiente e infraestrutura. Com ele, os profissionais das engenharias, ligadas ao Crea-PR aproximam-se das gestões municipais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a valorização da responsabilidade técnica e o aprimoramento da administração pública.
Por meio da atuação integrada entre estudantes, recém-formados, servidores públicos municipais e instituições parceiras, o programa visa: elaborar e acompanhar projetos e obras municipais; capacitar jovens engenheiros para atuação na esfera pública; apoiar os municípios na elaboração de projetos para captação de recursos financeiros para obras públicas; e promover inovação e sustentabilidade com soluções de engenharia.
Nesta edição, os municípios classificados representam um recorte geográfico amplo, contemplando desde pequenos municípios rurais até cidades em crescimento acelerado, evidenciando a relevância do apoio técnico em diferentes contextos. A seleção foi feita com base em critérios como necessidade de suporte técnico, regularidade institucional e aderência às diretrizes do programa.
Segundo o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Luiz Ascari, o número expressivo de municípios inscritos comprova a confiança das prefeituras no Mais Engenharia.
Selecionados da Regional Maringá: Mato Rico, Amaporã, Santa Mônica, Planaltina do Paraná, Indianópolis, Corumbataí do Sul, Esperança Nova, Querência do Norte, Cafezal do Sul e Maria Helena.