Começar o ano com uma aparência renovada é o desejo de muitas pessoas, e o verão é o período preferido para a realização de procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. No entanto, os especialistas alertam que o timing desempenha um papel crucial nesse desejo de aprimoramento estético, destacando a necessidade de planejamento com antecedência.
Luiza Coutinho (@draluizacoutinho), cirurgiã plástica, especialista em reconstrução de mama e mamoplastia com prótese de recuperação rápida/R24R, diz que a procura aumenta na estação pois as pessoas ficam mais sociáveis, expõem seus corpos com roupas mais leves na praia e piscina, além disso gostam de aproveitar o tempo de recesso do natal e ano novo para a recuperação pós-operatória.
De acordo com ela, o diagnóstico e planejamento são essenciais para um bom resultado, o ideal é que a consulta inicial seja realizada pelo menos 2 meses antes da data da cirurgia. “E no pós-operatório necessitamos de uma proteção da cicatriz contra a exposição solar direta por 3 meses do pós-operatórias, então o ideal é que a programação comece em 5 meses de antecedência”.
Caso haja viagem programada para praia ou local com piscina, onde as cicatrizes podem ser mais suscetíveis a ação solar, Luiza orienta realizar a cirurgia no mínimo 3 meses antes, pois o Sol terá um efeito sobre essa cicatriz que poderá hiperpigmentar. Logo, o repouso é indispensável e proteção com roupas, chapéus ou bonés a depender da área onde foi realizado o procedimento.
Cuidados dermatológicos – Apesar de os procedimentos estéticos e plásticos poderem ser realizados em qualquer época do ano, sem contraindicações, alguns são preferíveis de serem feitos em estações do ano menos quentes, uma vez que a exposição solar é menor, pois alguns destes procedimentos podem demandar cuidados com cicatrização, hidratação da pele, e a não exposição solar, como os peelings, lasers, e a luz pulsada, e desta forma acaba por servir de preparação para o verão, garantindo o repouso e a recuperação necessária, para posteriormente, poder se expor ao sol mais tranquilamente, sempre com proteção solar.
Segundo Ana Niederauer, atuante em dermatologia e mestre em farmacologia do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Campinas, as maiores causas de preocupações com a pele, principalmente das mulheres são as rugas de expressão, manchas, flacidez e a qualidade da pele. Como a pele da mulher é menos espessa que a do homem, e devido a presença de hormônios como estrogênio e progesterona é mais propensa a ter manchas, assim como após a menopausa tende a ficar mais ressecada, por isso o preparo da pele necessita ter uma cronicidade de cuidados mais específica.
Já os homens, as maiores procuras no verão, são os tratamentos da sudorese excessiva das axilas, depilação a laser para reduzir a foliculite da barba e tirar manchas das costas, porém esse tipo de procedimento deve ser realizado durante o inverno pois o Sol pode piorar a recuperação, argumenta Misael do Nascimento, médico atuante em dermatologia e tricologia com ênfase ao público masculino do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/RJ.
O Sol pode afetar processos de cicatrização quando uma cicatriz entra em contato direto, já que pode deixar uma mancha que vai demorar bastante em regredir, também pode afetar a composição dessa cicatriz, deixando-a alta (cicatriz hipertrófica). Também pode levar ao aumento de suor, o que aumenta o prurido (todo processo de cicatrização coça) e crescem as chances de produzir uma infecção secundária.
Ana sugere que dermatologicamente, os cuidados pós-procedimentos faciais ou corporais, se recomenda fortemente o uso de filtro solar, evitar o horário de exposição das 10h às 16h, onde a incidência de raios UVB é mais intensa, hidratação do rosto e corpo, e proteger as áreas que ficaram mais sensíveis são de extrema importância para a manutenção da qualidade da pele e dos bons resultados pós-intervenção.
Um conselho deixado pelos especialistas é de sempre conversar com seu médico dermatologista, e de forma conjunta irão decidir quais serão os procedimentos mais indicados de acordo com a necessidade, e principalmente com o tempo de recuperação e de resultado. A preparação pré-procedimento em alguns casos específicos necessita ser realizada, então estar ciente sobre cada detalhe de como funciona cada intervenção é de extrema importância. Assim como os cuidados posteriores, sempre seguindo as orientações para não ter nenhuma surpresa desagradável.
FONTES:
Luiza Coutinho (@draluizacoutinho), cirurgiã plástica, especialista em reconstrução de mama e mamoplastia com prótese de recuperação rápida/R24R.
A cirurgiã plástica do Rio de Janeiro, Luiza Coutinho é graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pós-graduada em cirurgia plástica reconstrutora em patologias mamárias. Especialista em técnica de mamoplastia com prótese de recuperação rápida/ R24R, utilizando sua experiência com cirurgia reconstrutora para atingir melhores resultados em cirurgia estética da mama. Também é especialista em preenchimentos corporais, se destaca por unir técnicas diferentes para alcançar os melhores resultados estéticos.
Ana Niederauer, atuante em dermatologia e mestre em farmacologia do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/Campinas.
Pesquisadora e médica, pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cosmiátrica, Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP, especialista em Medicina de Família e Comunidade. Referência Bioestimuladores e Skincare. CRM: 209614 RQE Nº:114078.
Misael do Nascimento, médico atuante em dermatologia e tricologia com ênfase ao público masculino do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais)/RJ.