(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Número de estudantes em cursos técnicos na rede estadual cresceu quase 450% em quatro anos
Foto: NRE Apucarana
Número de estudantes em cursos técnicos na rede estadual cresceu quase 450% em quatro anos Foto: NRE Apucarana

EDUCAÇÃO

Cresce em 350% o número de alunos dos cursos técnicos da rede estadual

Levantamento feito pela Secretaria da Educação do Paraná (SEED-PR) revela forte expansão no número de alunos na educação profissional na rede estadual de ensino. Em 2021, o número de ingressantes em cursos técnicos foi de 11.200, passando para 27.800 no ano seguinte. A tendência de crescimento continuou em 2023 (31.800) e 2024 (42.800), até o número recorde de 50.200 ingressantes neste ano – aumento de quase 350% em apenas quatro anos.

Atualmente são desenvolvidos mais de 45 cursos técnicos em 777 escolas estaduais de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). A oferta ocorre em paralelo ao ensino médio, nas modalidades integrada e concomitante, ou ainda na forma subsequente, voltada a jovens que já concluíram a educação básica.

“O Governo do Paraná tem investido na expansão dos cursos técnicos por saber que representam uma grande oportunidade para estudantes que querem se capacitar profissionalmente desde a educação básica. Muitos deles deixam o ensino médio já com emprego garantido e também encontram mais facilidade para ingressar no ensino superior”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

O Governo do Estado, por meio da secretaria da Educação, oferta cursos técnicos gratuitos de diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas. Esses cursos proporcionam ao estudante o conhecimento para a continuidade de seus estudos e uma certificação de nível médio para atuar profissionalmente.

“A aproximação com o mundo do trabalho e a verticalização com o ensino superior são algumas das vantagens da educação profissional. A conexão com a empregabilidade também é um dos fatores que se destacam”, acrescenta o secretário.

Feira dos cursos – Na próxima quinta-feira (11), Tryne e seus colegas terão a oportunidade de mostrar à comunidade escolar o trabalho desenvolvido nos cursos técnicos. Durante o dia todo, o Colégio Estadual do Campo Profª Kamilla Pivovar da Cruz sediará a 3ª edição da Feira dos Cursos Técnicos em Agronegócio e Administração, junto ao 14º Festiarte, tradicional evento cultural e artístico do colégio.

A programação inclui palestras, rodas de conversa e oficinas interativas, além de exposição e venda de produtos cultivados na escola, como morangos, champignon e flores. Todos os mais de 800 alunos do colégio participam da organização da feira, e a expectativa da escola é receber até 1.500 visitantes.

“Estamos nos movimentando para fazer uma feira única e maravilhosa. Queremos que os alunos de várias escolas fiquem à vontade para conhecer um pouco mais do nosso colégio e do que temos a oferecer nesses cursos técnicos”, projeta a jovem.

Compartilhe: