(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Turismo é um dos destaques nos serviços paranaenses
Foto: Arnaldo Alves/AEN
Turismo é um dos destaques nos serviços paranaenses Foto: Arnaldo Alves/AEN

ECONOMIA

Crescimento do setor de serviços no Paraná fica entre os maiores do país em outubro

O setor de serviços do Paraná registrou em outubro o quinto maior crescimento do país em relação a setembro. Com 2,5% de aumento, o volume de serviços prestados no Estado ficou atrás apenas do Acre (10%), Piauí (7,3%), Mato Grosso do Sul (6,3%) e Espírito Santo (4,6%). A média nacional foi de apenas 0,3%. Os números constam na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (12).

Nesse mesmo recorte, a receita nominal – ou seja, a quantia de dinheiro movimentada de maneira bruta pelas empresas do setor – apresentou um acréscimo de 1,5% no Paraná. Resultado bem superior ao da média brasileira, que ficou em 0,2%.

Esse índice também foi bastante relevante em outros dois recortes. No acumulado do ano, de janeiro a outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, o Estado teve aumento de 6,5% na receita nominal. Valor bastante semelhante ao do acumulado dos últimos 12 meses, considerando a relação ao período igual anterior. Neste caso, o acréscimo foi de 6,3%. Para estes dois filtros, o volume de serviços também teve alta: 2,4% e 2,3%, respectivamente.

Turismo

O levantamento do IBGE mostrou ainda bons resultados do setor de turismo no Paraná. Na comparação com o mês imediatamente anterior, em outubro a quantidade de serviços prestados neste segmento em solo paranaense teve elevação de 2,4%. A média brasileira, para se ter uma ideia, ficou em 0,8%.

Ainda levando-se em conta a variação de um mês para o outro, a receita nominal no Estado representou a quinta maior alta nacional, com índice de 2,2%. Espírito Santo (3,9%), Santa Catarina (3,1%), Minas Gerais (3,1%) e Rio Grande do Norte (2,5%) foram os únicos a mostrar desempenho superior. A média do país foi de 1,4%.

Assim como ocorreu com os serviços em geral, no Turismo o aumento porcentual foi maior na receita nominal do que no volume de serviços prestados. O salto de valores movimentados em outubro, por exemplo, na comparação com o mesmo mês de 2024, atingiu 11,5%. No acumulado do ano, em relação ao mesmo intervalo do ano passado, a alta ficou em 10,8%. E considerando os últimos 12 meses, contra período igual anterior, a receita nominal do turismo paranaense teve rendimento 11,2% melhor. Todos números acima da média nacional.

Setores

A pesquisa do IBGE divide os serviços em cinco categorias: serviços prestados às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio; e outros serviços.

No acumulado do ano (janeiro a outubro), na comparação com o mesmo intervalo de tempo de 2024, o Paraná registrou maior aumento em termos de volume em serviços prestados às famílias, com um índice de 4%. Em segundo lugar nessa lista ficaram as atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares, com 2,7% a mais. Também apresentaram números positivos os serviços de transporte, serviços auxiliares ao transporte e correios (2,3%), outros serviços (1,9%) e os serviços de informação e comunicação (1,6%).

Quanto às receitas nominais, o desempenho foi ainda melhor nas cinco categorias. Novamente, o melhor resultado foi em nos serviços às famílias, com índice de 12,2%. Serviços profissionais tiveram valores 8,4% superiores até aqui em 2025 em relação aos dos primeiros dez meses de 2024. Outros serviços apresentaram elevação na movimentação de receita no patamar de 7,6%. Vieram em seguida: informação e comunicação (5,7%) e transportes (4,7%).

Compartilhe: