Alunos do 4º e 5ª anos do ensino fundamental dos municípios de Verê, Nova Esperança do Sudoeste, Cruzeiro do Iguaçu, Tamboara e Marilena, receberam seus certificados de conclusão do programa “Um olhar para o futuro” durante os meses de novembro e dezembro.
O projeto teve início em 2011 e é realizado por meio de uma parceria entre a Instituição Financeira Cooperativa de Crédito, a administração municipal através das secretarias de educação e as escolas do município, cuja principal proposta é Fomentar a visão cooperativista e a importância do cooperativismo para os educandos, suas famílias e a comunidade escola, ensinar as crianças a pouparem e a consumirem de modo consciente, ético e responsável.
O conselheiro presidente da Cresol Pioneira, Geraldo Maziero que esteve acompanhando algumas das formaturas destacou a iniciativa da Cresol e o apoio recebido para realização do projeto: “Além de proporcionar conhecimento sobre o cooperativismo, buscamos com esse projeto despertar nas crianças o interesse
e a vontade para dar sequência no conhecimento, plantamos uma sementinha nas crianças elas representam a sustentabilidade e o futuro”. Destacou.
Entre as etapas do projeto estão o desenvolvimento teórico e prático de cinco módulos que abordam dentre outros pontos a importância do dinheiro, sustentabilidade e planejamento, Gustavo Alves Sobrinho, bacharel em letras e multiplicador do projeto no Noroeste do Paraná mencionou a qualidade dos materiais entregues para os alunos e o quanto foi gratificante essa jornada. “O material é impecável pois além de ter sido elaborada com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a coleção de livros Turma do Futuro está alinhada aos princípios da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), o que facilita em sala de aula, os alunos estavam ansiosos a cada etapa, foi gratificante”, mencionou.
Além da parte teórica, os alunos trabalharam a cooperação através de projeto na escola e também de visita a agência da Cresol nos seus municípios, de acordo com o Gerente da agência de Marilena, Mônica Gonçalves o projeto faz toda diferença na vida dos alunos e na comunidade como um todo “a etapa da visita na cooperativa é um momento muito esperado pelos alunos, eles tem curiosidade sobre as instituições financeiras, nossa equipe os recebeu com muita alegria sabemos que a Cresol faz a diferença na vida da comunidade.
O prefeito de Marilena, José Aparecido da Silva, Zé do peixe, enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição e apostou na continuidade do projeto para o próximo ano. “Queremos agradecer a Cresol que sempre está presente na Comunidade apoiando e realizando ações diferenciadas como essa, nosso município apoia e incentiva essas oportunidades que desenvolvem nossos alunos, acreditamos que em 2023 esse projeto possa ser novamente realizado. Finalizou.