Alunos das escolas municipais de Paranavaí foram premiados nesta quarta-feira (13) durante a cerimônia de encerramento do projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola”. Neste ano de 2024, o projeto idealizado pelas magistradas Dra. Maria de Lourdes Araújo e Dra. Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, envolveu 1.028 alunos de todas as 35 turmas de 3º ano da rede municipal de ensino. No total foram 35 premiações.
“Este projeto foi idealizado com o intuito de introduzir os conceitos da justiça e da cidadania para as crianças de forma simples e educativa, estimulando o entendimento dos direitos e deveres”, destacou a juíza Dra. Maria de Lourdes Araújo.
Para a juíza Dra. Anacléa Schwanke, “é uma alegria muito grande ver um projeto que começou em 2020 sendo aplicado em apenas uma escola do município, agora acontecendo em todas as 19 escolas da rede. Ver as crianças interagindo e se apropriando do conhecimento que vai sendo repassado a elas é uma experiência enriquecedora”, frisou.
“O projeto vem para complementar a proposta curricular do componente de História e Geografia, com a interação entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. A parceria entre a Justiça e a Educação é fundamental para o bom funcionamento do projeto, que integra teoria à prática de maneira dinâmica. É um exemplo de como podemos ensinar valores essenciais para o exercício da cidadania, formando pequenos agentes multiplicadores, dando-lhes acesso a pesquisas, leituras, análises e reflexões sobre os deveres do cidadão, bem como a conscientização sobre os direitos e a forma de exercê-los”, avaliou o secretário de Educação do município, Luciano Gonçalves.
Na visão do vice-prefeito, Pedro Baraldi, “ao falarmos de cidadania, estamos falando de um compromisso com o bem-estar coletivo, com a construção de uma sociedade onde todos possam ter voz, direito e respeito. E a escola é o lugar ideal para semear cidadania, pois é nela que as crianças começam a entender seu papel social no mundo. Ensinar sobre justiça é também ensinar sobre direitos e deveres, é ajudar a formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades e do poder que têm de transformar a realidade ao seu redor”, completou.
O PROJETO – O “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola” tem o objetivo de oferecer noções básicas de justiça e cidadania e sobre o funcionamento do Poder Judiciário a alunos da rede pública municipal de ensino, despertando nas crianças o desejo de serem multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos.
No primeiro semestre de cada ano os estudantes recebem cartilhas didáticas sobre a Justiça e questões que envolvem os direitos e os deveres dos cidadãos. Em um segundo momento, juízes, promotores e advogados visitam as escolas para promover palestras sobre os temas tratados nas cartilhas.
Na sequência, os estudantes têm a oportunidade de conhecer o Fórum da Comarca e, com isso, vivenciam na prática a experiência de estar no local onde ocorrem as audiências e demais atividades do Poder Judiciário.
O projeto é encerrado com uma produção cultural dos alunos. Este ano, todos os 1.028 alunos dos 3ºs anos das escolas municipais produziram textos falando sobre o que aprenderam com o projeto. Foi escolhido um texto destaque de cada uma das 35 turmas participantes.
(Assessoria Prefeitura)