REINALDO SILVA
Da Redação
Cruzeiro do Sul sediará o 41º Encontro Estadual de Sericicultores do Paraná nesta quarta-feira (23) no ginásio de esportes, com programação a partir das 8h. O objetivo é criar um espaço para produtores e profissionais técnicos trocarem conhecimentos e compartilharem informações sobre práticas sustentáveis de integração do setor.
Sericicultura é a criação de bichos-da-seda para a produção de casulos de seda, atividade de grande potencial econômico no Paraná, principalmente em razão das condições climáticas propícias e da disponibilidade de terras adequadas.
De acordo com o chefe regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), José Jaime de Lima, o Noroeste concentra o maior volume produtivo do segmento. A sericicultura beneficia principalmente a agricultura familiar, e a boa rentabilidade garante a permanência dos produtores no campo.
A atividade é notável por se basear no uso de insumos naturais, portanto não prejudiciais ao meio ambiente. Significa que além dos fatores econômicos, promove um modelo de desenvolvimento sustentável, alinhando os ganhos financeiros com a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade.
Diante da importância da sericicultura, o encontro estadual em Cruzeiro do Sul será uma jornada de inovação, com tradição, ciência e tecnologia se encontrando para dar maior visibilidade e incentivo à produção, que fornece matéria-prima de alta qualidade para a indústria têxtil.
O prazo para inscrições pela internet já terminou, mas os interessados poderão se cadastrar durante o evento.