O município de Querência do Norte vem se consolidando nos últimos anos como um dos grandes produtores de ginseng. Nesta semana o prefeito Alex Sandro Fernandes e seu secretário de administração geral André Ricardo da Silva Melão visitaram uma renomada empresa produtora de óleos essenciais, ficando impressionados com as diversas ações que estão sendo realizadas pela empresa em prol do município.
Um destaque especial é a nova empreitada com o cultivo de ginseng. Contando com a consultoria de Cirino Correa Junior, um especialista que possui amplo conhecimento sobre os produtores da região, a empresa deu início ao plantio dessa planta em 2022, e acabou de investir em uma área de processamento exclusiva para o ginseng.
Além disso, por meio de parcerias com empresas brasileiras já parceiras ligadas ao ramo farmacêutico, está de imediato, buscando possíveis clientes no exterior para o produto.
O produtor Mauricio Garcia afirmou que o centro de processamento, responsável por todas as etapas desde o recebimento da raiz até a lavagem, desinfecção, secagem e embalagem, será de grande utilidade para os produtores de ginseng. A estrutura será certificada organicamente, seguindo todas as normas sanitárias e garantindo a segurança dos trabalhadores, a fim de obter um produto aprovado para exportação direta, se tornando em breve uma opção alternativa para os pequenos produtores do município comercializarem suas raízes.
O ginseng é uma planta medicinal e as vantagens de sua utilização são numerosas: redução do estresse e do cansaço (tanto físico quanto mental), aumento da disposição para atividades diárias e maior qualidade de vida, além de melhora no desempenho sexual. Outras promessas envolvem propriedades anti-inflamatórias e redução dos níveis de glicose no sangue.