(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FRANGO E SUÍNOS

Custos de produção acumulam nova alta em outubro

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos nos principais estados produtores e exportadores do país acumularam nova alta no mês de outubro conforme estudos da Embrapa Suínos e Aves divulgados em sua Central de Inteligência de Aves e Suínos (embrapa.br/suínos-e-aves/cias).

Em Santa Catarina, o custo de produção do quilo de suíno vivo alcançou R$ 6,22 em setembro, um aumento de 5,28% em comparação a setembro, passando a acumular uma alta de 0,25% em 2024, enquanto registra alta de 5,84% nos últimos 12 meses, com o ICPSuíno atingindo 355,77 pontos. Os custos com a ração (que representam 73,50% do valor total) e com a genética foram determinantes, com aumentos de +6,97% e +3,03%, respectivamente.

PARANÁ – No Paraná, o custo de produção do quilo do frango atingiu os R$ 4,68 em outubro, uma alta de 1,51% em relação a setembro. No ano, o ICPFrango registra um aumento acumulado de 6,15%, enquanto nos últimos 12 meses houve uma variação de +9,76%, com o índice da Embrapa alcançando 362,40 pontos em outubro. A ração se destacou como o principal componente de custo, com um aumento de 1,76% e uma participação de 66,03% no custo total de produção, além do aumento nos preços dos pintainhos de 1 dia de idade (+3,49%).

Também estão disponíveis no site da CIAS os custos de produção para os estados de Goiás (suínos), Minas Gerais (suínos), Paraná (suínos), Rio Grande do Sul (suínos e frangos de corte) e de Santa Catarina (frangos de corte). Os estados de Santa Catarina e Paraná são referências nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da CIAS devido à sua posição como maiores produtores nacionais de suínos e frangos de corte, respectivamente. Essas informações são fundamentais para indicar a evolução dos custos nesses setores produtivos.

É importante que avicultores e suinocultores monitorem a evolução dos seus próprios custos de produção, utilizando esses índices como referência para a tomada de decisões estratégicas.

Compartilhe: