Há quem ame e há quem odeie as temperaturas baixas, então deixa eu te contar uma ótima notícia pra quem busca pelo emagrecimento. Para que nosso sistema biológico se mantenha aquecido e funcionando perfeitamente (mesmo em temperaturas baixíssimas), nosso organismo utiliza de inúmeras ferramentas, alguns sinais clássicos do inverno são: tremedeiras, arrepios e a temida fome insaciável.
Mais o porquê desses e outros sinais se manifestem temos uma explicação fisiológica, então vamos lá, os tremores acontecem porque nossos músculos se contraem rapidamente ao sinal de alerta de baixa temperatura externa e assim todo sistema muscular tem a capacidade de promover o aquecimento corporal interno, logo os arrepios e pelos eriçados surgem para que se forme uma camada protetora de calor sobre a pele, mantendo nosso corpo na temperatura ideal.
Já a fome fisiológica, tem uma explicação muito assertiva para nosso corpo, a necessidade de ingerirmos mais alimentos nessa época é justamente pela demanda energética aumentada que nosso corpo precisa suprir, no inverno cerca de 10% do nosso consumo calórico corporal é elevado para que conseguimos de maneira fisiológica mantermos nosso corpo aquecido.
É aí que nosso maior aliado no processo de emagrecimento pode estar, isso mesmo que você leu…
Nos emagrecemos mais no inverno do que no verão por exemplo, o que muitos acabam não levando em consideração é que para saciar a fome e muitas vezes as vontades, ingerimos alimentos mais quentes e consequentemente mais calóricos.
Agora me diz: a vontade de sair da cama para realizar um exercício físico diminui ainda mais, certo?
Apesar do clima nada convidativo a prática regular de exercícios físicos nessa época é a melhor forma de potencializarmos e aproveitarmos esse “empurrãozinho” que o inverno oferece pro nosso metabolismo, favorecemos assim o processo de emagrecimento tanto pelo gasto calórico que o exercício promove quanto o gasto calórico basal aumentado, já que precisamos nos mantermos aquecidos e isso demanda maiores reservas de calorias corporais. Melhor ainda, é por meio desses mesmos exercícios, que nos promovemos a produção de hormônios do prazer, satisfação e bem estar (serotonina por exemplo), porém a grande maioria das vezes buscamos essa mesma sensação no prazer momentâneo dos alimentos mais quentinhos e calóricos.
E aí, que tal manter os exercícios físicos mesmo no inverno e utilizar desse grande aliado no seu processo de emagrecimento?
Ana Paula S. Nunes
CREF: 030974-G/PR
Instagram:
@paula_personall