REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As cores neon representam o sorriso dos brasileiros: brilhante, radiante e puramente autêntico. Assim a Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog) justifica a escolha para a campanha de incentivo aos cuidados com a saúde bucal, Julho Neon.
O objetivo é ter cada vez mais pessoas com acesso aos serviços de saúde e a consequente redução dos índices de problemas bucais.
Em Paranavaí, a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dispõe de consultório odontológico, onde são feitas limpeza, raspagem, restauração e extração. As equipes também oferecem tratamentos preventivos e orientam os pacientes sobre os cuidados diários com a boca.
No Centro de Especialidade Odontológica (CEO), anexo à Secretaria Municipal de Saúde, são atendidos casos mais complexos. São encaminhadas pessoas que precisam fazer biópsia de lesão e tratamento de canal dentário, quando a cárie está em processo avançado e já causou danos na polpa do dente. Também passam pelo CEO os problemas periodontais e as pessoas com algum tipo de necessidade especial.
Problemas de maior gravidade, que não podem ser absorvidos pela estrutura do CEO, vão para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). Entram na lista as cirurgias por trauma ou fratura e buco-maxilo, implantes e casos de tumores. Os atendimentos são feitos de acordo com o protocolo e a disponibilidade do próprio CIS.
Diretora municipal da Odontologia, Adriane Rosinski do Nascimento avalia que o maior volume de problemas bucais tem origem na falta de medidas preventivas, por questões de hábito ou por fatores econômicos. Algumas famílias não têm condições de comprar uma escova para cada pessoa, também faltam pasta e fio dental.
Uma das políticas públicas de prevenção é a visita frequente de profissionais da odontologia a escolas municipais e creches. É quando as crianças fazem bochecho com flúor e recebem orientações sobre higiene bucal. A ideia é que a escovação, interrompida durante a pandemia de Covid-19 por questões sanitárias, seja retomada neste segundo semestre.
Quando um estudante apresenta sinais de problemas bucais, os pais são informados, com indicação de buscarem atendimento na UBS mais próxima de casa.
Gestantes também passam por avaliações odontológicas durante o período de exames pré-natais. Assim, os cuidados são garantidos desde antes do nascimento até as idades mais avançadas, todos gratuitos.
Segundo Adriane Rosinski do Nascimento, as equipes da atenção básica são formadas por dentista e auxiliar ou dentista e técnico. Uma vez por mês, esses profissionais trabalham em horário diferenciado, normalmente aos sábados, para promover ações de orientação e prevenção.
São 30 dentistas atuando na rede municipal de odontologia. Cada um realiza, em média, 10 atendimentos por dia. Pode haver a necessidade de receber o mesmo paciente mais de uma vez, para tratamentos mais longos, ou apenas algumas sessões.
De acordo com a diretora da Odontologia, Paranavaí não tem fila de espera para os serviços oferecidos pelo CEO municipal. Os agendamentos têm funcionado de forma dinâmica, mais ágil e resolutiva, garante Adriane Rosinski do Nascimento.
Ela fala sobre a necessidade de manter os cuidados regularmente para evitar complicações com a saúde bucal. A orientação é ir até a UBS em busca de atendimento odontológico a cada seis meses, para o acompanhamento preventivo frequente.