Os números atualizados sobre as obras paralisadas e abandonadas em todos os 399 municípios do Paraná serão conhecidos na próxima quarta-feira (25 de setembro), quando estudantes de Engenharia Civil de quatro universidades estaduais farão um balanço do projeto Ver a Cidade, lançado neste ano pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).
O evento terá início às 9h, no auditório da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap-PR), situado no Palácio das Araucárias, em Curitiba. A fala de abertura será feita pelo presidente da Corte, conselheiro Fernando Guimarães.
O projeto, que teve como principal objetivo inserir os universitários no processo de auditoria de obras públicas municipais paralisadas e abandonadas em todo o estado, faz parte de uma das diretrizes da atual gestão do TCE-PR – priorizar o controle social sobre a administração pública, visando incluir a sociedade na atividade fiscalizatória.
Parcerias
O programa Ver a Cidade é resultado de uma parceria firmada entre o TCE-PR, o Crea-PR, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti-PR) e as quatro instituições estaduais paranaenses de ensino superior que oferecem o curso de Engenharia Civil: UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá, incluindo o campus de Umuarama), UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
Ao todo, 60 alunos de Engenharia Civil das quatro universidades, selecionados por meio de edital, visitaram presencialmente dez obras nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama. Eles também realizaram um monitoramento online de aproximadamente 1.080 obras que, conforme informado pelos próprios municípios responsáveis, encontram-se inacabadas ou paralisadas. Para auxiliar nessa fiscalização, os estudantes e professores receberam, antes de irem a campo, uma capacitação do Tribunal. Todo o trabalho foi certificado pelo Crea-PR.
A Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) é a unidade técnica do TCE-PR responsável pela operacionalização do convênio junto às universidades e a Coordenadoria de Obras Públicas (COP), pela capacitação técnica, consolidação dos dados e utilização destes como base para futuras fiscalizações do Tribunal.