(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÕES 2022

Dados preliminares do TSE indicam mais de 63 mil eleitores em Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Paranavaí tem mais de 63.200 eleitores. O número está acima do registrado no pleito anterior, em 2020, quando o município tinha aproximadamente 62.300. Acréscimo de 1,3%. O resultado definitivo será conhecido no dia 1º de junho.

Entre os fatores que resultaram na elevação está a campanha de incentivo ao alistamento eleitoral para adolescentes de 16 e 17 anos, público para o qual o voto é facultativo. Nessa faixa etária, a quantidade de eleitores em Paranavaí passou de 277 em 2020 para 536, diferença de 93%.

Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício avaliou que a participação ativa dos jovens na política é fundamental para o fortalecimento da democracia. Com o título de eleitor em mãos, poderão votar em pessoas que representem seus interesses, por exemplo, educação, lazer, meio ambiente e emprego.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, comemorou o resultado. “Praticamente dobramos o número de eleitores jovens.”

Em março deste ano, foi lançado o projeto “OAB vai à escola – seu voto tem poder”, que levou informações a estudantes de Paranavaí e de Tamboara. Durante as visitas, os advogados conversaram sobre cidadania, direitos e deveres.

“Vários alunos fizeram o título de eleitor posteriormente. Plantamos uma semente nesses jovens, despertando o interesse em participar das eleições. Mostramos para eles que as decisões de cada um refletem no futuro”, disse Donizete dos Santos.

Neste ano, os brasileiros votarão para definir presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais. O primeiro turno será no dia 2 de outubro e, em caso de segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro. Os eleitos assumirão em 1º de janeiro de 2023.

Serviços – A data limite para fazer o alistamento eleitoral e regularizar pendências com o TSE foi quarta-feira (4). Desde então, só é possível solicitar a segunda via do título de eleitor, nos casos em que o documento foi perdido ou extraviado. O pedido pode ser feito de forma presencial nos cartórios eleitorais ou por meios digitais. Uma das opções é utilizar o aplicativo e-título para telefones celulares.

A equipe do Cartório Eleitoral também está emitindo certidões circunstanciadas de quitação eleitoral. O documento é utilizado para regularizar o CPF, solicitar diploma e fazer matrícula em universidade ou outra instituição de ensino durante o período em que o cadastro eleitoral estiver paralisado.

Eventuais multas podem ser pagas a qualquer momento. A guia pode ser retirada presencialmente no cartório eleitoral ou pela internet.

O restante dos serviços eleitorais será retomado na segunda quinzena de novembro, após o período das eleições.

Eleições deste ano definirão presidente e vice, senadores, deputados federais, governadores e respectivos vices e deputados estaduais
Foto: Arquivo DN
Alethéia Barros Aparício avaliou: participação dos jovens na política é fundamental para a democracia
Foto: Arquivo DN
Anderson Donizete dos Santos: “Praticamente dobramos o número de eleitores jovens”. Aumento de 93%
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: