Pelo menos 170 mil unidades consumidoras da região tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido após o temporal que atingiu o Paraná na madrugada desta quinta-feira (14). De acordo com a Copel, os estragos na rede atingiram o Noroeste, o Oeste e o Sudoeste do Estado.
Nove torres da linha de alta tensão que liga Assis a Umuarama foram ao chão. As equipes de manutenção e emergência trabalham desde a madrugada na reconstrução das redes para restabelecer o fornecimento aos 87 mil domicílios que permanecem sem energia em toda a região. A Copel informou que 90 circuitos de média tensão sofreram danos, principalmente devido à queda de galhos e de árvores inteiras sobre as redes.
O atendimento prioritário está sendo dedicado às redes que atendem hospitais e unidades de saúde, além da recomposição das fontes de alimentação a 15 municípios que tiveram o fornecimento quase totalmente interrompido: Mirador, Porto Rico, Querência do Norte, Santo Antônio do Caiuá, São Pedro do Paraná, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Farol, Francisco Alves, Mariluz, Mato Rico, Moreira Sales, Nova Olímpia, Rancho Alegre do Oeste e Tapira.
Equipes de outras regiões do Estado estão em deslocamento para auxiliar na recomposição do fornecimento, trabalho que deve se estender para os próximos dias. A reconstrução das torres será importante para a recomposição do sistema de alta tensão e para garantir a flexibilidade de operação do sistema, pois entregam energia a três subestações, que estão sendo abastecidas por outras fontes.
Abastecimento de água – A falta de energia comprometeu o sistema de abastecimento de água da Sanepar em pelo menos três municípios da Região Noroeste: Querência do Norte, Porto Rico e Santa Cruz de Monte Castelo. Em nota, a empresa informou que a eventual interrupção da distribuição seria causada pela paralisação das unidades de produção. “A princípio, a normalização do abastecimento deve ocorrer durante a noite e será de forma gradativa.”