Desde a inauguração no dia 23 de outubro de 1955, o jornal aceitou desafios, lutou pelas causas de Paranavaí e da região. Somou conquistas
ADÃO RIBEIRO
Da Redação
O Diário do Noroeste tem uma longa tradição de serviço e qualidade na informação. Foi assim quando o pioneiro Euclides Bogoni publicou as primeiras páginas. Era 23 de outubro de 1955, um domingo primaveril. A edição número um chegou até as casas dos desbravadores no tempo em que a informação circulava lentamente. Era uma edição por mês. Logo se tornou quinzenal, semanal e diário, quando o então jornal “O Noroeste”, recebeu seu nome definitivo: Diário do Noroeste.
De lá para cá, o ritmo só aumentou para fazer frente à velocidade da informação. Sete décadas após, o Diário do Noroeste circula em tempo real nas mídias sociais e no seu site na internet. Paralelamente, mantém a tradição de entregar um exemplar todos os dias nas casas dos seus milhares de assinantes.
Em 19.899 edições, houve de tudo um pouco: denúncias, cotidiano, entretenimento e muita reflexão.
Um exemplo de luta encampada pelo Diário do Noroeste é a BR-376. Inicialmente a meta era conservar a estrada de chão em boas condições. Depois, veio a “briga” para asfaltar. Uma etapa importante foi a inauguração do trecho pavimentado entre Maringá e Nova Esperança, no dia 23 de julho de 1967.
Muito ainda havia por fazer. Com o asfalto chegando a Paranavaí, veio o progresso, o aumento do número de carros, a velocidade dos veículos. Outro drama se instalou: o número de acidentes e de mortes, uma rotina amarga que ficou mais evidente nas décadas de 1980 e 1990.
Teve início a luta pela duplicação. Primeiro, veio o trecho até Nova Esperança. Em 2015 foi autorizada a sonhada melhoria até Paranavaí e tudo ficou pronto antes do fim do ano de 2018. Esse é um exemplo das bandeiras de décadas abraçadas pelo DN
Projetando o futuro: BR-376 – Celebrar o passado é também pensar no futuro. Assim, a missão continua. Por isso, o Diário do Noroeste comemora com todos os municípios da região a confirmação do projeto de duplicação do trecho da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina.
O chamado Lote 4 das novas concessões rodoviárias vai duplicar 65,2 quilômetros da BR-376 de Paranavaí a Nova Londrina. O novo trecho duplicado da BR-376 começa no km 35+500, entroncamento com a PR-577, acesso para Nova Londrina, e segue pelos territórios de Loanda e Guairaçá, até chegar ao km 100+700, terminando no trecho já duplicado da rodovia em Paranavaí.


Foto: Ivan Fuquini/Arquivo DN
O leilão que definiu a parceria com a iniciativa privada foi realizado nesta quinta-feira (23) portanto, no dia do aniversário do DN. A conquista foi celebrada por autoridades e lideranças de todo o Paraná como um marco no desenvolvimento. Foi uma batalha de muita gente, sempre estampada nas páginas do Diário do Noroeste e incorporada à missão do jornal.
SEMANA FESTIVA
Comemoração de aniversário repercute
O aniversário de 70 anos do Diário do Noroeste foi comemorado na última quarta-feira, em concorrida solenidade no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).

Foto: Ivan Fuquini
O evento marcou a entrega da Moção de Aplauso nº 018/25, concedida oficialmente pelo Poder Legislativo paranavaiense, como forma de reconhecimento à sua trajetória e ao relevante serviço prestado à sociedade. A proposição foi apresentada pelo vereador José Galvão e aprovada por unanimidade.
Lideranças destacaram o trabalho ético e transparente do Diário, sempre ao lado das grandes causas, desde os primeiros dias com Euclides Bogoni até os tempos atuais sob a direção do Grupo Carvalho.

Além da homenagem da Câmara, o DN recebeu a Menção Honrosa da Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado estadual Doutor Leônidas Fávero Neto. Outra homenagem veio do Congresso Nacional, através de requerimento assinado pelo deputado federal Beto Richa. No plano local entregaram homenagens a Aciap e o Sicoob Metropolitano.
Diante de tantas manifestações de reconhecimento e da grande presença de autoridades e lideranças no evento, o diretor-geral do Diário do Noroeste, empresário Sérgio Carvalho, renovou o compromisso da empresa com todas as gerações de leitores, ouvintes e expectadores. Fazer um jornal cada dia mais plural é o compromisso assumido por toda a equipe do DN. Carvalho também foi firme em relação à defesa da democracia e de valores que mantenham o desenvolvimento econômico e social de toda a região.































