(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Falta de chuvas levou município a decretar situação de emergência
Falta de chuvas levou município a decretar situação de emergência

REGIÃO

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Querência do Norte

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em Querência do Norte, Noroeste do Paraná, por causa da estiagem pela qual o município está passando. A portaria que concede o status foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial da União, através da Portaria nº263 (decreto 005).

O reconhecimento foi concedido por conta da estiagem, que atinge Querência do Norte. A estiagem começou no mês de setembro e permanece até os dias atuais, causando perdas significativas em todas as lavouras de cultivos anuais como arroz irrigado, milho, mandioca, soja e outras culturas permanentes, em especial as pastagens, determinando queda expressiva na bovinocultura (leite e corte).

Nesse período citado não houve precipitação expressiva, apenas pancadas isoladas de até 0,5 mm no município querenciano. O assunto vinha sendo tratado pela Administração Municipal desde as últimas semanas, quando o chefe do Executivo conversou com representantes da Defesa Civil, que orientaram sobre os trâmites que precedem a adesão ao decreto do Governo do Estado.

Com a declaração de situação de emergência por causa da estiagem, o prefeito Alex Fernandes comenta: “Estamos vivenciando um momento de severa estiagem em nosso município. Com o decreto publicado, seguimos agora com as medidas para que possamos auxiliar a todos os envolvidos. Vamos agilizar todas as ações necessárias”.

Tal reconhecimento teve sua tramitação pela Secretaria de Segurança, Patrimônio e Defesa Civil, com o apoio técnico das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Assistência  Social, IDR municipal e Técnicos do Ataque.

Compartilhe: