O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em Querência do Norte, Noroeste do Paraná, por causa da estiagem pela qual o município está passando. A portaria que concede o status foi publicada na edição desta quinta-feira (3) do Diário Oficial da União, através da Portaria nº263 (decreto 005).
O reconhecimento foi concedido por conta da estiagem, que atinge Querência do Norte. A estiagem começou no mês de setembro e permanece até os dias atuais, causando perdas significativas em todas as lavouras de cultivos anuais como arroz irrigado, milho, mandioca, soja e outras culturas permanentes, em especial as pastagens, determinando queda expressiva na bovinocultura (leite e corte).
Nesse período citado não houve precipitação expressiva, apenas pancadas isoladas de até 0,5 mm no município querenciano. O assunto vinha sendo tratado pela Administração Municipal desde as últimas semanas, quando o chefe do Executivo conversou com representantes da Defesa Civil, que orientaram sobre os trâmites que precedem a adesão ao decreto do Governo do Estado.
Com a declaração de situação de emergência por causa da estiagem, o prefeito Alex Fernandes comenta: “Estamos vivenciando um momento de severa estiagem em nosso município. Com o decreto publicado, seguimos agora com as medidas para que possamos auxiliar a todos os envolvidos. Vamos agilizar todas as ações necessárias”.
Tal reconhecimento teve sua tramitação pela Secretaria de Segurança, Patrimônio e Defesa Civil, com o apoio técnico das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, IDR municipal e Técnicos do Ataque.