No domingo (5) um cachorro foi resgatado por membros da Defesa Civil de Querência do Norte. O animal estava em uma área alagada pela cheia do Rio Ivaí.
O resgate aconteceu enquanto a equipe da Defesa Civil fazia o monitoramento das áreas alagadas e do nível do rio, no Assentamento Pontal do Tigre. O cachorro foi retirado da água com vida e posteriormente entregue aos donos.
Além do cachorro, um bezerro já havia sido resgatado na sexta-feira (3) pela Defesa Civil. Por conta da cheia do rio, aparições de outros bichos foram registrados, entre eles: uma capivara e animais peçonhentos.
O coordenador da Defesa Civil em Querência do Norte, Claudiney Nery faz um alerta para que a população tome cuidado em regiões próximas de lugares afetados. Ele também pede para que as pessoas evitem colocar embarcações nas áreas alagadas pelo Rio Ivaí.
“A Polícia Ambiental e Defesa Civil estão monitorando todas as áreas atingidas e se alguém for encontrado circulando com embarcações e não for morador da quela localidade será feito um pedido para se retirar”, afirmou o coordenador.
Desde o início do aumento do volume de água no Rio Ivaí, mais de 120 pessoas tiveram que deixar suas residências no Assentamento Che Guevara. Outros pontos bastante afetados pela cheia foram o Porto Novo no Encontro da Águas e Assentamento Pontal do Tigre.
De acordo com Nery, o levantamento total da área atingida será finalizado nos próximos dias. A cheia já trouxe prejuízos a produtores rurais que tiveram plantações de arroz, mandioca e pastagem atingidas.
FOTOS DAS REGIÕES ALAGADAS
Créditos: Turismo Querência do Norte