REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Representantes de diferentes empresas, órgãos públicos e entidades do terceiro setor do Noroeste se reuniram ontem (18) em Paranavaí e definiram a diretoria da Instância de Governança Regional (IGR), uma organização voltada para a promoção do turismo em todo o território chamado de Águas do Arenito Caiuá (Aarca), composto por 15 municípios.
O próximo passo será tornar a IGR oficial, com cadastro no Ministério do Turismo, e a partir daí fazer um amplo levantamento dos pontos turísticos da região e estruturar a rede regional, evidenciando atividades ecológicas, religiosas e de negócios, conforme citou o presidente eleito Carlos Augusto Costa.
A formalização da região turística proporcionará aos municípios acesso a recursos do Governo Federal para investimentos diretos ou indiretos. Entre as possibilidades apontadas por Guto Costa está a criação de um mapa turístico apontando as belezas naturais e as empresas que atuam no segmento. “Queremos fomentar diferentes iniciativas.”
Uma das possibilidades é criar um fundo regional de turismo, com contribuição mensal dos municípios, e utilizar os recursos para campanhas de atração de visitantes. Outra ideia é interligar toda a área em uma rota turística, levando em conta as particularidades de cada cidade.
O presidente falou da necessidade de integrar os 15 municípios. Atualmente, apenas Paranavaí e Terra Rica estão devidamente cadastrados junto ao Ministério do Turismo. Paraíso do Norte está finalizando os trâmites.
Também integram o território Águas do Arenito Caiuá: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Guairaçá, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paranapoema, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá e Tamboara.