REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O prefeito de Loanda, José Maria Pereira Fernandes, o Zé Maria, comemorou o anúncio da instalação da Delegacia Cidadã no município. A nova estrutura dará celeridade aos atendimentos prestados à população de toda a região do Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná (Comafen). Atualmente, muitos procedimentos são feitos em Paranavaí.
Zé Maria sintetizou: a Delegacia Cidadã não é só para fazer boletim de ocorrência. Trata-se de um espaço humanizado com equipamentos que garantem a segurança de quem busca os serviços policiais e da própria equipe.
Possui salas para receber, separadamente, vítimas, agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos. O prédio e a área externa dispõem de ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência, por exemplo, piso tátil alerta e dimensional e guias rebaixadas.
A Delegacia Cidadã não tem carceragens, apenas uma cela pequena para custódia provisória de presos, enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial.
O prefeito Zé Maria contou que as tratativas para a construção da Delegacia Cidadã em Loanda começaram em 2021, com incentivo do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli. O próximo passo é pleitear uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). “Tenho certeza que o governador [Carlos Massa Ratinho Junior] vai olhar para Loanda.”
O terreno que abrigará a Delegacia Cidadã foi doado pelo município para o Governo do Estado em 2022. O valor total da obra se aproxima de R$ 4,5 milhões e a expectativa é de que comece ainda este ano. O prefeito estimou o prazo de conclusão em, no máximo, dois anos.
POLÍCIA CIENTÍFICA
Zé Maria demonstrou otimismo quanto à chegada da Polícia Científica a Loanda, dividindo a estrutura da Delegacia Cidadã. É o órgão público responsável por obter provas técnicas dos delitos investigados, contando com o trabalho de médicos legistas e peritos criminais.