Recentemente o Departamento de Educação de Cruzeiro do Sul, juntamente com a Escola Municipal Professor Flávio Sarrão, realizou uma solenidade de encerramento do projeto Ministério Público do Trabalho na Escola. Estavam presentes alunos, professores, diretores e pedagogos da instituição, pais e autoridades do município.
O projeto Ministério Público na Escola é um projeto estabelecido pelo próprio órgão, a fim de criar parcerias com as secretarias de educação de todo o estado com intuito de trazer conhecimento, conscientização, prevenção e erradicação do trabalho infantil.
O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos nesse projeto em parceria com o Ministério Público nas escolas. Nossos alunos puderam trabalhar temas muito relevantes para a sociedade e principalmente para o desenvolvimento pessoal e educacional deles mesmos”, declarou o prefeito de Cruzeiro do Sul Cesar Sugigan.
A iniciativa tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Os educadores têm desenvolvido um papel bastante importante no diagnóstico do trabalho infantil. Muitas escolas realizam pesquisas a respeito do tema, o que tem sido um passo importante para a busca ativa da Assistência Social, que procura a família e tenta incluir as crianças em serviços de convivência”, comentou o prefeito.